segunda-feira, abril 07, 2014 | | By: Luis Ventura

+ Esporte e Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 no país do Futebol - Capítulo 1



No primeiro dos 14 capítulos de nossa série, vamos viajar no tempo para saber como começou toda essa história de Copa do Mundo e logo em seguida retornar ao presente, para conhecer os 31 times que virão ao Brasil tentar tirar o hexa da gente.


***


A FIFA foi fundada em 1904 e desde o princípio, era de vontade dos dirigentes criar um torneio entre as seleções nacionais. No primeiro congresso da entidade, em 1905, a FIFA propôs o torneio e até abriu inscrições, mas ninguém quis participar por um motivo: Alguns países já tinham o futebol profissional, e a FIFA queria seleções de amadores.


Assim, o grande torneio de futebol ficou sendo a disputa nos Jogos Olímpicos. Após a primeira guerra, em 1921, a FIFA voltou a discutir o tema, já que a modalidade era a de maior sucesso nas Olimpíadas.


Finalmente, em 1927, foi proposto a criação de dois torneios: um só para Europeus, a cada dois anos, e outro mundial, a cada quatro. O primeiro não deu certo, mas em 1928, finalmente foi aprovada a criação da Copa do Mundo.


Então, restou decidir quem organizaria a primeira edição, marcada para 1930. Holanda, Suécia, Itália, Espanha e Hungria se ofereceram, mas prestigiados pelo bicampeonato olímpico e prometendo construir um estádio de grande porte exclusivo para o torneio, o Uruguai ganhou a parada.



A primeira Copa: Uruguai 1930


1930 chegou marcado pela queda da bolsa americana, em 29, o que gerou uma grande crise econômica no mundo. Por esse motivo, muitos países da Europa desistiram de atravessar o oceano Atlântico, em viagem de mais de um mês para jogar a Copa. Outro motivo importante que afastou diversos países foi a negativa de clubes profissionais em liberar seu jogadores, que poderiam ficar até mais de três meses longe de seus times.

Nessa hora, a cartolagem entrou em ação. Presidente da FIFA, Jules Rimet "convocou" a França. Um vice da FIFA fez o mesmo com a Bélgica e graças a paixão do rei da Romênia pelo futebol, o time da região dos balcãs também veio.

A lista foi completada por times da América e o torneio ao invés de 16 teve 13 times.

O Brasil esteve representado na Copa, mas não fez um grande papel. No dia 14 de Julho, fizemos o primeiro jogo contra a Iugoslávia, e a derrota por 2 a 1 ficou marcada apenas pelo fato de Preguinho ter feito o nosso primeiro gol na história. Eliminado, o Brasil cumpriu tabela contra a Bolívia e lá conseguiu a primeira vitória, 4 a 0.

Como eu disse pouco antes, os Uruguaios ganharam a sede por terem prometido construir um estádio. E ele saiu do papel com o nome de Centenário, em homenagem aos 1'00 anos da independência do país. E ele foi o palco da primeira final.

De um lado, o Uruguai bicampeão olímpico contra a Argentina, seu principal rival. Milhares de torcedores albicelestes atravessaram o Rio da Prata para ver a final em Montevideo. Como a Copa não tinha bola oficial, cada time queria utilizar a sua bola, mostrando o nível de rivalidade. Decidiu-se que em cada tempo utilizaria-se uma bola.

No final, após com bola argentina, os hermanos vencerem a primeira etapa por 2 a 1, os uruguaios reverteram a vantagem com sua pelota e venceram a primeira Copa por 4 a 2.



A segunda Copa do Mundo: Itália 1934





Quatro anos depois, a Copa foi para a Europa. Na época, muitos países viviam regimes de extrema autoridade, como a Espanha de Franco, a Alemanha de Hittler, a União Soviética de Stalin e a Itália de Mussolini.


E foi na Copa que Mussolini viu a oportunidade de promover ainda mais seu governo e fez de tudo para receber a Copa de 34.


Como o objetivo era ganhar, além de organizar, a Itália começou a promover uma verdadeira devastação de oriundi, os descendentes de Italianos, entre os principais jogadores do mundo. O objetivo era naturalizá-los e formar a melhor seleção possível.

Chateados com a não ida dos europeus até seu país, o Uruguai não foi defender seu título. O Brasil foi e novamente deu vexame. Como o torneio era em mata-mata, o Brasil perdeu de 3 a 1 para a Espanha e deu adeus logo de cara.

Já a Itália foi indo. Passou pelos Estados Unidos, Espanha, Áustria e Tchecoslováquia para finalmente cumprir o objetivo e ser campeão pela primeira vez.



Terceira Copa do Mundo: França 1938



Em 1938, o mundo estava prestes a entrar em guerra por causa dos regimes autoritários. A Itália, sem se preocupar com isso, foi para 1938 em busca do bi. França e Argentina disputaram em 1936 o direito de sediar a Copa, mas a influência dos europeus pesou e ela ficou no velho continente.

Pela primeira vez o Brasil fez campanha decente em Copas. Sem brigas enter Paulistas e Cariocas, amadores e profissionais, um time de respeito, encabeçado por Leonidas da Silva foi à França e voltou de lá com o terceiro lugar.


Equipe brasileira da Copa de 1938
Na estreia, o jogo dos jogos da Copa. Um inesquecível 6 a 5 sobre a Polônia, com direito a gol descalço de Leonidas. Nas quartas, foram necessários dois jogos para tirar a Tchecoslováquia do caminho, já que na época, em caso de empate, não tinha prorrogação nem penaltis.

Na semi, os Italianos sofreram com o jogo duro imposto pelo Brasil, mas provaram porque seriam campeões e venceram por 3 a 1. No terceiro lugar, o Brasil bateu a Suécia por 4 a 2, ficando no honroso 3º posto.

Na decisão, a Itália enfrentou a Hungria e não deu chances vencendo por 4 a 2, conquistando assim o bicampeonato mundial de futebol.


Capitães de Itália e Hungria antes da decisão


A quarta Copa do Mundo: Brasil 1950




Na década de 1940 a Europa esteve em guerra. E por isso, vários eventos foram cancelados, como as Olimpíadas e também a Copa.

Durante a Guerra, a taça foi protegida por Ottorino Barassi, que a guardou muito bem, preservando essa relíquia para o mundial seguinte.

Terminada a guerra, Jules Rimet queria o quanto antes retornar a Copa do Mundo e em 1948, ficou decidido que o Brasil receberia o Mundial de 1950.

Assim com em 1930, muitos não vieram por questões econômicas e só 13 times disputaram a Copa. Favorita, a Itália decepcionou e ficou pela primeira fase.

Já o Brasil fez de tudo para ter a melhor Copa de todos os tempos e também levar o primeiro troféu. Construiu o então maior estádio do Mundo, o Maracanã, para quase 200 mil pessoas.

Em campo, tudo ia bem. Após passar a primeira fase sem sustos, o Brasil foi para o quadrangular final, contra Suécia, Espanha e Uruguai. Na primeira rodada, Brasil 7x1 Suécia e Uruguai 2x2 Espanha.

Na rodada seguinte, o Brasil atropelou a Espanha por 6 a 1, no famoso jogo das "Touradas em Madri" no Maracanã. Nossa seleção poderia ter sido campeã naquele dia 13 de Julho. Se a Suécia vencesse o Uruguai ou terminasse empatado o jogo, a fatura estaria liquidada. Faltando cinco minutos para o fim, Miguez marcou Uruguai 3x2.


No dia 16 de Julho todos estavam prontos para comemorar o primeiro título brasileiro. Nossa seleção tinha a vantagem do empate, mas a história final disso, todos devem conhecer, deste que é para mim, o jogo mais famoso de todas as Copas.






Quiz da Copa


Em cada post, traremos uma pergunta de curiosidades sobre a Copa para testar seus conhecimentos. A primeira pergunta vem aí. Será que você sabe essa?

Qual duelo mais se repetiu na história das Copas?

A resposta você confere logo mais neste post.

Craques da Copa



Voltando a 1950, não podemos deixar de falar de Ghiggia. Graças ao seu gol na final, ele se tornou um dos jogadores mais conhecidos da história.

Único vivo daquela decisão, Ghiggia até o momento não tinha feito nada de representativo no futebol. Alcides Edgardo Ghiggia nasceu em Montevideu no dia 22 de Dezembro de 1922. Ponta-direita, começo a carreira em 1946 no Atlante. Em 1948 chegou ao Peñarol, ficando lá por cinco anos. Em 1953 foi para a Itália, defendendo Roma e Milan. Encerrou a carreira no Danubio, onde jogou entre 1963 e 1968.

Ghiggia disputou apenas a Copa de 1950, quando marcou além dol gol final, o último na goleada de 8 a 0 sobre a Bolívia.

Iria para 1954, mas a Roma não liberou. Em 1957, ele foi convocado e defendeu a Itália nas eliminatórias para a Copa de 1958. A Itália não se classificou para a Copa.

Ghiggia pode não ser o maior jogador Uruguaio de todos os tempos, mas é, sem dúvida, o mais querido.


Ghiggia marca o gol do título em 1950
Quiz da Copa

E aí, já sabe a resposta do Quiz?

Qual confronto mais se repetiu na história das Copas?



A resposta certa é Brasil e Suécia. Ao todo fizeram sete jogos e nunca a Suécia venceu. Foram cinco vitórias do Brasil e dois empates. O primeiro jogo foi em 1938, na disputa do terceiro lugar (4x2), depois teve os 7x1 de 50, a final de 1958 e um duelo na Copa de 1978, um empate de 1x1.

Voltaram a se encontrar em 1990, com vitória por 2 a 1 do Brasil na primeira fase e em 1994, com um empate de 1x1 na primeira fase e a vitória com gol de Romário por 1 x 0 na semifinal.














Alemanha e Iugoslávia, para alguns, fazem parte dessa lista, pois nas 19 Copas também fizeram 7 jogos, só que um deles, o de 2010, foi contra a Sérvia, um país oriundo da Iugoslávia. A dúvida fica, pois para a FIFA, a Sérvia herdou os resultados esportivos da Iugoslávia, assim como a Rússia da União Soviética. Mas para mim, como a Sérvia não quer ser lembrada como Iugoslávia, também não deve receber os resultados dela.


Agora vamos falar da Copa de 2014.



Como em todas as edições, desde 1934, houve a disputada das eliminatórias, para definir os 31 times que se juntariam ao anfitrião Brasil.

Todos os 207 filiados à FIFA estiveram aptos a participar das eliminatórias.Butão, Brunei, Guam e Mauritânia não se inscreveram e 203 países disputaram 31 vagas.

Como sempre, houve surpresas e decepções nas disputas.

Os favoritos Itália, Alemanha, Espanha e Argentina passaram com tranquilidade. Campeã de 1966, a Inglaterra sofreu um pouco, mas eliminou a Ucrânia em seu grupo. A França, depois de perder o grupo para a Espanha, quase caiu para a mesma Ucrânia na repescagem. Mas desta vez, sem contar com a mãozinha de Henry, se classificou.

Espanha e França fizeram o grande duelo das Eliminatórias
Dentre as surpresas, destacamos o Panamá, que chegou forte ao hexagonal final da Concacaf, a Venezuela, que por muito tempo esteve na zona de classificação da Conmebol, a Islândia, que foi até a repescagem na Europa, a Jordânia, que conseguiu ir até o duelo intercontinental contra o Uruguai, e a seleção de Burkina Faso, uma das finalistas na África.

Jordânia quase chegou à Copa
Dentre as decepções estiveram o Paraguai, que após quatro Copas consecutivas se classificando, ficou entre os últimos da Conmebol, os asiáticos China, que investindo muito no crescimento do esporte no país, não foi a fase final, e Arábia Saudita, que também passou longe da vaga, o Taiti, que veio para a Copa das Confederações, mas não fez nem cócegas na Nova Zelândia nas eliminatórias, a África do Sul, anfitriã de 2010 que não foi a fase final em seu continente, a Suécia de Ibrahimovic na Europa e o México.

Quase o México de Chicharito ficou fora da Copa
Presente em Copas desde 1994 (ficou fora de 90 por suspensão), o time fez de tudo para ser eliminado. Mas os deuses do futebol não deixaram o México de fora. Primeiro um gol americano nos acréscimos, contra o Panamá, colocou os tricolores na repescagem. Depois, contra a Nova Zelândia, um passeio e a vaga garantida.

No balanço final temos:

24 Seleções que estiveram em 2010
7 Que voltam a disputar uma Copa
1 Estreante

Veja aqui quem se garantiu para a Copa



Você sabia?

Até hoje, 161 estádios diferentes já receberam jogos de Copas? O primeiro jogo aconteceu no estádio de Pocitos, que nem existe mais.

O mais utilizado até hoje é o estádio Azteca, palco de 19 jogos das Copas de 1970 e 1986. Até o dia 13 de Julho, ele será o único a receber duas finais de Copa, sendo igualado pelo Maracanã, que passará a ter 15 jogos no seu gramado, pulando para terceiro mais utilizado, atrás também do Estádio Jalisco, com 16.

Entre as cidades, a que mais jogos recebeu foi também a mexicana Cidade do México, com 23 partidas. Montevideo vem em segundo, com 19. 143 cidades já receberam jogos de Copas e com seis novas cidades brasileiras, pulará para 149.

Estádio Azteca foi palco da Final de 1970 entre Itália e Brasil

Para fechar o nosso primeiro post, vamos falar de uma cidade que receberá pela primeira vez a Copa e que foi a primeira a entregar seu estádio para 2014.


Capital do estado do Ceará, Fortaleza tem uma população estimada em 3,567 milhões de habitantes. Conhecida como "Capital do Sol", tem diversas atrações para turistas.

Além das praias, que fazem do seu litoral um dos principais destinos turísticos, há também muita cultura nos seus patrimônios históricos. Conhecida como terra de José de Alencar, um dos maiores escritores brasileiros, Fortaleza é famosa pela literatura de cordel e o Baião. Outros marcos da cidade são o Teatro José de Alencar, sua catedral metropolitana e a praça do Ferreira, o coração da cidade.

Quem gosta de compras, pode curtir a Feirinha da Beira Mar ou o Mercado Central. Caso queira só tranquilidade, dá para simplesmente pegar um bronze na Praia do Futuro.

Fortaleza é conhecida também pelos grandes artistas que revela, seja na música, como o cantor Fagner, seja no teatro.


No futebol, a cidade se destaca pela rivalidade Ceará x Fortaleza, que já foi trio, com o Ferroviário. Nos anos 90, o futebol do estado caiu muito, ficando anos sem representantes na primeira divisão nacional. Com a volta do Fortaleza em 2004, o Ceará também se reergueu, chegando pouco depois à elite, mas o Ferroviário não. Os times do interior, como o Horizonte, o Icasa e o Guarany de Sobral são os principais concorrentes da dupla. Atualmente, o Ceará está na Série B e o Fortaleza na Série C. 

Quanto ao uso, o estádio Castelão não será elefante branco. Ao todo, foram gastos R$ 623 milhões para refeormar o estádio. Além de refazer toda a Cobertura e a fachada, foram adaptadas ao padrão FIFA as arquibancadas próximas do gramado.

Antes mesmo da reforma, o público já era bom e agora tende a melhorar, já que o ano começou bem para o Vovô, o Ceará, finalista da Copa do Nordeste 2014.


Quer saber mais sobre o Castelão e Fortaleza? Seguem alguns sites de referências para vocês consultarem.

Infográfico do Estadão
Página oficial no site da FIFA
Página do Governo sobre a Copa
Site da prefeitura de Fortaleza
Site Oficial da Arena Castelão

Terminamos aqui o primeiro capítulo da Nossa série. Fiquem ligados pois em breve estará no ar a segunda parte. Até lá.

0 comentários: