terça-feira, maio 20, 2014 | | By: Luis Ventura

+Esporte e a Copa do Mundo no país do futebol - Capítulo 7



Olá galera do +Esporte! Chegamos a metade de nossa viagem pela Copa do Mundo no país do futebol. E aí, o que estão achando? A partir desse episódio, as postagens serão mais frequentes, justamente para dar tempo de acabar a nossa série de 14 episódios antes da Copa e poder atualizar algumas informações, como elenco dos times e tudo mais.

Na viagem de hoje, vamos relembrar a Copa, que para muitos, não teve o campeão que merecia e conhecer um pouco da história do carrasco que a tirou de nossa seleção. Falando em carrasco, também vamos abordar alguns recordes negativos que a seleção brasileira tem em Copas do Mundo. Para fechar, a sede que visitaremos será Porto Alegre e conheceremos um pouco mais sobre as seleções de Inglaterra e França.

A décima segunda Copa do Mundo: Espanha 1982



Nos anos 60, a FIFA praticamente definiu a sede de várias Copas seguintes (talvez uma manobra de Stanley Rous para ganhar votos na reeleição da FIFA). A de 1982 estava entre elas e com quase 20 anos de antecedência (exatamente 18, o maior tempo até hoje na história) a Espanha soube que receberia o Mundial e tratou de fazer bonito.


Os dirigentes espanhóis estiveram nas Copas de 66, 70, 74 e 78 acompanhando as organizações e aprendendo o que deveria e o que não deveria fazer.

Nesse tempo, João Havelange assumiu a FIFA e em 1979 cumpriu o que prometeu aos países "pequenos" da entidade: aumentou o número de vagas para os continentes africano, sul-americano, Concacaf e asiático. Para isso, teve também que aumentar o número de participantes, de 16 para 24. Assim, a Copa da Espanha seria a maior da história.


Para o torneio, a Espanha selecionou 13 cidades e 17 estádios, número que só seria superado na Copa de 2002.

Com mais vagas, as eliminatórias tiveram poucas surpresas. A única foi a eliminação do Uruguai, único campeão mundial que ficaria fora daquela Copa. A equipe celeste novamente caiu nas eliminatórias para o Peru, e pela segunda vez seguida estava fora de um mundial.

Ah, também tivemos a ausência da Holanda, Já sem Cruyff e boa parte do time que chegou a duas finais, a equipe ficou em quarto na chave com Bélgica, França e Irlanda.

Entre os 24 classificados, havia várias equipes estreantes. Da África, agora com 2 vagas, Camarões e Argélia. Da Concacaf, Honduras e da Ásia Kuwait e Nova Zelândia.

Destes times, apenas os africanos surpreenderam. Camarões empatou os três jogos da primeira fase, contra Itália, Polônia e Peru, e só saiu pelo número de gols marcados, em que a Itália foi melhor.

Já a Argélia venceu a Alemanha e o Chile e perdeu para a Áustria. Na última rodada os argelinos passavam com qualquer resultado entre Alemanha e Áustria, exceto 1 a 0 para os germânicos, que classificaria ambos. E foi o que aconteceu, prejudicando os argelinos que caíram fora.


Com o aumento do número de times, o formato mudou: as 24 seleções estavam em seis grupos de quatro. Os dois primeiros passavam para a segunda fase, onde as 12 equipes se dividiriam em quatro grupos de 3. Os vencedores iriam para as semifinais.

O Brasil começou sua preparação em meados de 1980. Vivendo uma abertura política, a CBD foi desmembrada e cada esporte ganhou sua federação específica. Surgia a CBF. Seu primeiro presidente, Giulite Coutinho, dirigente do América-RJ, decidiu apostar em Telê Santana como técnico. Campeão brasileiro em 1971 com o Atlético Mineiro, Telê era caracterizado por ser um treinador adepto do jogo ofensivo, sem abrir mão da disciplina e da perfeição nos fundamentos.

Telê teve à mão uma geração única na época. Alguns desprezados de 78, como Falcão e Zico, se juntaram a outros nomes como Éder, Sócrates, Careca, Toninho Cerezo, Júnior, Serginho Chulapa etc.O começo foi duro. As eliminatórias tiveram resultados apertados contra times fracos (Venezuela e Bolívia), mas a classificação veio com o Brasil sendo inclusive o primeiro, após o anfitrião e o atual campeão, a se garantir.

Em 81, a seleção fez uma excursão à Europa e foi lá que o time engrenou. Numa sequencia o Brasil jogou com 
a Inglaterra em Wembley, a França em Paris e a Alemanha em Stuttgart. Foram 3 vitórias contra os três favoritos europeus da Copa. Zico brilhou. O Brasil foi o primeiro não europeu a vencer a Inglaterra em Wembley (1 a 0 gol de Zico), meteu 3 a 1 na França de Platini no Parc des Princes, e nos 2 a 1 contra a Alemanha, Waldir Peres defendeu duas vezes o pênalti cobrado por Breitner. O Brasil virava o favorito para a Copa.

Chegou o mundial e o Brasil estreou contra a União Soviética. Nervoso, o time brasileiro demorou para se soltar e viu o adversário fazer primeiro. Mas após o intervalo o time se soltou e começou o show naquela Copa.


A segunda partida foi contra a Escócia. O Brasil novamente saiu atrás, mas com um jogo refinado virou e goleou a equipe britânica.



Para fechar a primeira fase, novo show, desta vez contra os amadores da Nova Zelândia. Brasil primeiro do grupo e melhor campanha da primeira fase.




A segunda fase da Copa teve os seguintes grupos:

A - Polônia, Bélgica e União Soviética

B - Alemanha, Inglaterra e Espanha
C - Brasil, Itália e Argentina
D - França, Áustria e Irlanda do Norte 

Argentina e Itália fizeram o primeiro jogo no grupo brasileiro e terminou 2 a 1 para a Azzurra. No segundo jogo, a Argentina precisava vencer o Brasil para manter as chances e acabou levando um vareio. Maradona, então tentando se firmar na seleção, perdeu a cabeça, agrediu Batista e foi expulso. Brasil fez 3 a 1, com destaque para Zico.




Na rodada final, Brasil e Itália decidiam quem iria para a semifinal. Com melhor saldo de gols, o Brasil jogava pelo empate e a história muitos conhecem. Um tal de Paolo Rossi, que ficou dois anos suspenso por envolvimento com a máfia da loteria esportiva na Itália, marcou três gols em falhas do Brasil. Nosso time conseguiu por duas vezes buscar o empate, mas não teve tempo para conseguir o terceiro. Itália 3 a 2 e fim do sonho do tetra e do espetáculo brasileiro.



Além da Itália, Polônia, França e Alemanha foram para as semifinais. A Itália enfrentou a Polônia e venceu por 2 a 0, com dois gols de Rossi, que desencantou após a grande atuação contra o Brasil.

No outro jogo, Alemanha e França fizeram um duelo histórico por dois motivos: o primeiro foi a bela partida realizada por ambos, e o segundo que foi a primeira vez que um jogo de Copa foi decidido em penalidades máximas. Após ficar uma vez atrás, a Alemanha derrotou a França por 5 a 4 e foi à final.


Após 51 jogos, Alemanha e Itália decidiriam quem seria o segundo tricampeão da história e igualaria o Brasil.

Na decisão em Madri, a Itália nem deu chances aos alemães. Em partida apitada pelo brasileiro Arnaldo Cézar Coelho, primeiro sul-americano a arbitrar uma final de Copa, a azzurra de Rossi fez 3 a 1 e levantou a Copa FIFA pela primeira vez, quebrando um tabu de 44 anos.



Craques da Copa

Paolo Rossi (Italia)

Paolo Rossi ou "Carrasco do Sarriá". Assim ficou conhecido o centroavante italiano autor dos três gols de sua seleção contra o Brasil na Copa de 1982. Rossi começou a sua carreira em 72 na Juventus. Passou pelo Como, Vicenza e Perugia antes de retornar a Juve em 1982. No seu período por equipes menores, foi acusado de se envolver na armação de resultados da loteria italiana e foi condenado há 3 anos de suspensão por isso. 

Mesmo sem poder atuar sequer em amistosos, Rossi seguiu treinando no Vicenza e em 1981 foi contratado pela Juve. Em maio de 82, sua pena foi reduzida e após pouco mais de 2 anos fora, voltou a jogar às vésperas da Copa. A confiança do teinador Bearzot era grande em Rossi e mesmo sem jogar por todo esse tempo foi convocado e se tornou titular.

A primeira fase foi ruim para ele e para a Itália, que passou os três jogos sem vencer. Sem marcar gols, Rossi foi criticado. Na segunda fase, a vitória contra a Argentina amenizou a pressão sobre o time, mas não sobre ele, que ainda não marcara gols.

Contra o Brasil desencantou. Fez três vezes e classificou a Itália para a semifinal. Depois foram dois gols na Polônia e um contra a Alemanha, que o tornaram campeão do mundo, artilheiro da Copa e melhor jogador da competição.

O Bambino d'oro, como ficou conhecido na Itália, ainda esteve nas Copas de 78 e na de 86. Encerrou a carreira em 87 com problemas no joelho. São 20 gols em 48 jogos pela Azzurra.

Quiz da Copa

Paolo Rossi marcou três gols no Brasil em 1982, mas ainda tem um outro jogador que marcou mais que ele contra a nossa seleção. A pergunta é: quem é esse cara?

Enquanto você pensa, vamos destrinchar um pouco mais sobre Inglaterra e França.

Inglaterra Inglaterra


Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)Os três leões
AssociaçãoA Associação de Futebol
ConfederaçãoUEFA (Europa)
TreinadorRoy Hodgson
Treinador AsstRay Lewington
CapitãoSteven Gerrard
Mais JogosPeter Shilton (125)
ArtilheiroBobby Charlton(49)
Estádio PrincipalWembley Stadium
Código FIFAENG
Ranking FIFA11
Melhor posição no ranking da FIFA(Agosto de 2012)
Menor Ranking FIFA27 (Fevereiro de 1996)
Elo classificação6
Melhor posição no ranking Elo(1.872-1.876
1892-1911
1966-1970
1987-1988)
Menor classificação Elo13 (1936)
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro jogo internacional
 Escócia 0-0 InglaterraInglaterra
( Partick , Escócia, 31 de julho de 1872)
Maior vitória
 Irlanda 0-13 Inglaterra Inglaterra
( Belfast , Irlanda, 31 de julho de 1882)
Maior derrota
 Hungria 7-1 Inglaterra Inglaterra ( Budapeste , Hungria; 23 de maio de 1954)
Copa do mundo
Aparições13 ( primeira em 1950 )
Melhor resultadoVencedores: 1966
Campeonato da Europa
Aparições8 ( primeira em 1968 )
Melhor resultadoTerceiro: 1968
Semi-finais: 1996
England
Inglaterra
Bandeira da Inglaterra
Brasão de armas da Inglaterra
BandeiraBrasão de armas
LemaDieu et mon droit
Hino nacionalGod Save the Queen¹
Gentílicoinglês, inglesa

Localização da Inglatera

Localização da Inglaterra (em verde escuro)
No Reino Unido (em verde claro)
No continente europeu (em cinza escuro)
CapitalLondres
1000098 09876
Cidade mais populosaLondres
Língua oficialinglês (de facto)
GovernoMonarquia parlamentarista
 - Monarca do Reino UnidoElizabeth II (Isabel II emportuguês europeu)
 - Primeiro-Ministro do Reino UnidoDavid Cameron
Formação
 - Formação do Estado Inglês927 
 - Invasão Normanda e estabelecimento da atual Casa Real25 de dezembro de 1066 
 - Tratado de União1 de maio de 1707 
Entrada na UE1 de janeiro de 1973
Área
 - Total130 395 km² (77.º)
 - Água (%)1,34
População
 - Estimativa de 201053.012.456 hab. (20.º)
 - Densidade307 hab./km² (33.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2010
 - TotalUS$ 2 945 958 208 (7.º)
 - Per capitaUS$ 38 000 (6.º)
IDH (2006)0,940  – muito elevado
Moedalibra esterlina (GBP)
Fuso horário+0 (UTC+0)
 - Verão (DST)+1
Cód. Internet.uk
Cód. telef.+44
¹ Oficialmente, a Inglaterra não tem um hino oficial, porém,God Save the Queen é, geralmente, o utilizado.

Desempenho na Copa do Mundo
AnoFasePosiçãoJVE[i]DGPGC
Uruguai 1930Não participou-------
Flag of Italy (1861-1946).svg 1934Não participou-------
França 1938Não participou-------
Brasil 19501ª fase8/13310222
Suíça 1954Quartas-de-final6/16311188
Suécia 19581ª fase11/16403145
Chile 1962Quartas-de-final8/16411255
Inglaterra 1966Campeã1/166510113
México 1970Quartas-de-final8/16420244
Alemanha 1974Não participou-------
Argentina 1978Não participou-------
Espanha 19822ª fase6/24532061
México 1986Quartas-de-final8/24521273
Itália 1990Semi-finais4/24733186
Estados Unidos 1994Não participou-------
França 1998Oitavas-de-final9/32421174
Coreia do SulJapão 2002Quartas-de-final6/32522163
Alemanha 2006Quartas-de-final7/32532062
África do Sul 2010Oitavas-de-final13/32412135
Brasil 2014Classificada-------
Total14/205/76592619147751


Os inventores do futebol tem uma história modesta quando se fala em Copa do Mundo. Até 1950, eles se recusavam participar pois acreditavam que, por serem os inventores, não precisavam disputar nenhum campeonato para provar que eles eram os melhores.

Veio a Copa de 50, e logo na estreia, tiveram a maior derrota de todas: 1 a 0 para os Estados Unidos. Em 66 conquistaram seu único título, em casa e com gol questionável na prorrogação. Desde então, a melhor participação foi em 90, quando chegaram às semifinais. Ficaram de fora da Copa de 94 e nunca mais chegaram entre os quatro melhores. Para muitos, isso é fruto da falta de investimento nas categorias de base e o pouco espaço para os jogadores locais na Premier League, o campeonato inglês, que é o mais rico do mundo.

Entre os craques produzidos pelo país estão Stanley Matthews, Gordon Banks, Bobby Charlton, Bobby Moore, Gary Lineker, David Beckham e Wayne Rooney. Manchester United, Chelsea, Liverpool, Arsenal e recentemente Manchester City e Tottenham são os grandes clubes do país.

Campanha nas eliminatórias


Grupo H

SeleçãoPtsJVEDGPGCSG
Flag of England.svg Inglaterra2210640314+27
Flag of Ukraine.svg Ucrânia2110631284+24
Flag of Montenegro.svg Montenegro15104331817+1
Flag of Poland.svg Polónia13103431812+6
Flag of Moldova.svg Moldávia11103251217–5
Flag of San Marino.svg San Marino0100010154–53
ENGMNEUKRPOLMDASMR
Inglaterra4–11–12–04–05–0
Montenegro1–10–42–22–53–0
Ucrânia0–00–11–02–19–0
Polônia1–11–11–32–05–0
Moldávia0–50–10–01–13–0
San Marino0–80–60–81–50–2



Inglaterra na Copa

England

O English Team está no grupo D, com Itália, Uruguai e Costa Rica. A estreia será contra a Itália e o segundo jogo contra o Uruguai. Se passar bem desses jogos, tem tudo para carimbar a vaga contra a Costa Rica, mas se for mal... É imprevisível o que o time pode fazer.

Os Jogos


O elenco

Entre os 23 convocados para a Copa, as surpresas são a ausência de Ashley Cole. Titular do Chelsea e da seleção, o lateral esquerdo foi descartado e anunciou sua aposentadoria da seleção. Dentre os chamados, as estrelas são Gerrard, que comandou o Liverpool ao vice nacional, Lampard, já perto do fim da carreira no Chelsea, e Rooney, um dos poucos que se salvou na melancólica campanha do Manchester United. A base é a da Euro 2012, quando perderam nas quartas-de-final para a Itália.


#Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
GKJoe Hart19 abril de 1987 (27 anos)390Inglaterra Manchester City
GKBen Foster03 de abril de 1983 (31 anos)60Inglaterra West Bromwich Albion
GKFraser Forster17 mar, 1988 (26 anos)10Escócia Celtic
DFGlen Johnson23 de agosto de 1984 (29 anos)501Inglaterra Liverpool
DFPhil Jagielka17 agosto de 1982 (31 anos)241Inglaterra Everton
DFGary Cahill19 de dezembro de 1985 (28 anos)222Inglaterra Chelsea
DFLeighton Baines11 dez 1984 (29 anos)221Inglaterra Everton
DFChris Smalling22 de novembro de 1989 (24 anos)100Inglaterra Manchester United
DFPhil Jones21 de fevereiro de 1992 (22 anos)90Inglaterra Manchester United
DFLuke Shaw12 de julho de 1995 (18 anos)10Inglaterra Southampton
MFSteven Gerrard ( capitão )30 de maio de 1980 (33 anos)10921Inglaterra Liverpool
MFFrank Lampard ( vice-capitão )20 junho de 1978 (35 anos)10329Inglaterra Chelsea
MFJames Milner04 janeiro de 1986 (28 anos)451Inglaterra Manchester City
MFJack Wilshere1 de janeiro de 1992 (22 anos)150Inglaterra Arsenal
MFAlex Oxlade-Chamberlain15 agosto de 1993 (20 anos)143Inglaterra Arsenal
MFJordan Henderson17 junho de 1990 (23 anos)80Inglaterra Liverpool
MFRoss Barkley05 de dezembro de 1993 (20 anos)30Inglaterra Everton
MFAdam Lallana10 de maio de 1988 (26 anos)30Inglaterra Southampton
MFRaheem Sterling08 de dezembro de 1994 (19 anos)20Inglaterra Liverpool
FWWayne Rooney24 de outubro de 1985 (28 anos)8938Inglaterra Manchester United
FWDanny Welbeck26 de novembro de 1990 (23 anos)218Inglaterra Manchester United
FWDaniel Sturridge01 setembro de 1989 (24 anos)103Inglaterra Liverpool
FWRickie Lambert16 fevereiro de 1982 (32 anos)42Inglaterra Southampton

O técnico


Roy Hodgson ganhou a seleção de presente às vésperas da Euro, com a demissão inesperada de Capello. Sem nenhum grande trabalho nos últimos anos, sua ida à seleção surpreendeu, já que estava no pequeno West Bromwich, mas quebrou uma linha de trabalho de técnicos não ingleses na seleção. Apesar da queda na Euro, seu trabalho agradou, pois a derrota foi nos pênaltis. Sua meta é renovar o time, para que a próxima geração consiga devolver o título de campeão do mundo para a Inglaterra.

França França


Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)Les Bleus (Os Azuis) 
Les Tricolores (tri-cores)
AssociaçãoFédération Française
de Football
 (FFF)
ConfederaçãoUEFA (Europa)
TreinadorDidier Deschamps
Treinador AsstGuy Stéphan
CapitãoHugo Lloris 
Mais jogosLilian Thuram (142)
ArtilheiroThierry Henry (51)
Estádio principalStade de France
Código FIFAFRA
Ranking FIFA19
Melhor posição no ranking da FIFA(Maio de 2001 - Maio de 2002)
Menor Ranking FIFA27 (Setembro de 2010)
Elo classificação12
Melhor posição no ranking Elo(mais recentemente Julho 2007)
Menor classificação Elo44 (maio de 1928
fevereiro de 1930)
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro jogo internacional
 Bélgica 3-3 França França
Bruxelas , Bélgica ; 01 de maio de 1904)
Maior vitória
FrançaFrança 10-0 Azerbaijão 
Auxerre , França , 06 de setembro de 1995)
Maior derrota
 Dinamarca 17-1 França França
Londres ,Inglaterra ; 22 de outubro, 1908)
Copa do mundo
Aparições14 ( primeira em 1930 )
Melhor resultadoCampeões, 1998
Campeonato da Europa
Aparições8 ( primeira em 1960 )
Melhor resultadoCampeões, 1984 e2000
Copa das Confederações
Aparições2 ( primeira em 2001 )
Melhor resultadoCampeões, 2001 e2003
République française
República Francesa
Bandeira da França
Brasão de armas da França
BandeiraBrasão de armas
LemaLiberté, Égalité, Fraternité
(Francês: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade")
Hino nacionalLa Marseillaise
GentílicoFrancês

Localização da França

Localização da França (em vermelho)
No continente europeu (em cinza)
Na União Europeia (em branco) Outre-mer en sans Terre Adelie.png
Territórios ultramarinos da França
CapitalParis
48° 52′N 2° 19,59′E
Cidade mais populosaParis
Língua oficialFrancês
Língua cooficias:Língua occitanaLíngua bretãProvençal (dialeto)
GovernoRepública unitáriasemipresidencialista
 - PresidenteFrançois Hollande
 - Primeiro-ministroManuel Valls1
 - Presidente do SenadoJean-Pierre Bel
Formação
 - Estado francês843 (Tratado de Verdun
 - Constituição atual1958 (5ª República
Entrada na UE25 de março de 1957(membro co-fundador)
Área
 - Total543 965 km² (40.º)
 - Água (%)0,26
População
 - Estimativa de 201065 447 374 hab. (20.º)
 - Densidade115 hab./km² (89.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 2,216 trilhões  (9.º)
 - Per capitaUS$ 35 048 (24.º)
PIB (nominal)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 2,808 trilhões (5.º)
 - Per capitaUS$ 44 400  (20.º)
IDH (2012)0,893 (20.º) – muito elevado
Gini (2008)28,9
MoedaEuro¹ (EUR)
Fuso horárioCET (UTC+1)
 - Verão (DST)CEST (UTC+2)
Org. internacionaisONUOMCUEClube de ParisCEOCDE,UEOFrancofonia,OTANG8G20
Cód. ISOFRA
Cód. Internet.fr
Cód. telef.+33
Website governamentalwww.elysee.fr

Mapa da França
¹ Nos territórios franceses do Oceano Pacífico, a moeda corrente é o Franco CFP.
AnoResultadoPosiçãoJVEDGPGC
Uruguai 1930Fase de Grupos7310243
Itália 1934Primeira Rodada9100123
França 1938Quartas de Final6210144
Brasil 1950Qualificados, mas retirou-se
Suíça 1954Fase de Grupos11210133
Suécia 1958Terceiro lugar364022315
Chile 1962Não se qualificou
Inglaterra 1966Fase de Grupos13301225
México 1970Não se qualificou
Alemanha Ocidental 1974
Argentina 1978Fase de Grupos12310255
Espanha 1982Quarto Lugar473221612
México 1986Terceiro lugar37421126
Itália 1990Não se qualificou
Estados Unidos 1994
França 1998Campeões17610152
Coréia do Sul Japão 2002Fase de Grupos28301203
Alemanha 2006Vice2743093
África do Sul 2010Fase de Grupos29301214
Brasil 2014QualificadoTBD
Rússia 2018
Catar 2022
Total14/2017/76542511189668


A França começou a praticar futebol pouco depois da Inglaterra e assim como seus "vizinhos" tem uma história modesta em Copas. Um dos fundadores da FIFA, participou da primeira Copa, organizou a terceira, e só em 58 mostrou algum trabalho chegando em terceiro na Copa de Fontaine.

Ausências em Copas posteriores rebaixaram um pouco a categoria dos franceses que voltaram a crescer nos anos 80, quando venceram sua primeira Euro e chegaram a duas semifinais de Copas seguidas, com o time encabeçado por Platini. Após sua saída, demorou um pouco para a França se reerguer. As ausências em 90 e 94 não foram capaz de impedir que a Copa de 98 fosse para eles. Em casa, o time de Deschamps, Djorkaeff, Blanc, Barthez, os jovens Trezeguet e Henry, e da ainda não estrela Zidane, foram campeões. Vieram em seguida os títulos da Euro 2000 e da Copa das Confederações 2001 e 2003. Em 2006 chegaram novamente à final, mas com crises internas, tem dado vexame nos últimos torneios, como as Euros 2008 e 2012 e a Copa 2010.

Seu futebol local cresceu recentemente com a chegada de investidores em dois clubes (PSG e Monaco). Caracterizado por importar muitos africanos, os franceses veem suas estrelas atuarem fora do país, como Benzema no Real, Ribery no Bayern e Pogba na Juventus.


Campanha nas eliminatórias


Grupo I

SeleçãoPtsJVEDGPGCSG
Flag of Spain.svg Espanha208620143+11
Bandeira da França França178521156+9
Flag of Finland.svg Finlândia9823359–4
Flag of Georgia.svg Geórgia58125310–7
Flag of Belarus.svg Bielorrússia48116716–9
ESPFRABLRGEOFIN
Espanha1–12–12–01–1
França0–13–13–13–0
Bielorrússia0–42–42–01–1
Geórgia0–10–01–00–1
Finlândia0–20–11–01–1

Repescagem

Ucrânia Flag of Ukraine.svg2–3Bandeira da França França2–00–3

França na Copa

France

O time está no grupo E, com Suíça, Equador e Honduras. Por mais ruim que a fase esteja, não tem como não passar de fase.

Os Jogos


O elenco

A lista para a Copa trás poucas novidades e surpresas. Dos que ficaram fora, Nasri foi quem mais chamou a atenção. Talento do City, da Inglaterra, não imaginava-se fora do time. Sua namorada não gostou nem um pouco e xingou o técnico nas redes sociais. Também ficaram fora  conhecidos como Abidal, Clichy e Gourcuff. Dos que estão dentro, além das estrelas Benzema, Ribery e Pogba, destacam-se os veteranos Lloris, Evra e o goleiro reserva Landreau, e 35 anos, do Bastia. São apenas 7 jogadores que atuam na Liga Francesa, contra 15 de clubes do exterior.


 #Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
GKHugo Lloris capitão )26 de dezembro de 1986 (27 anos)550Inglaterra Tottenham Hotspur
GKMickaël Landreau14 de maio de 1979 (35 anos)110França Bastia
GKStéphane Ruffier27 de setembro de 1986 (27 anos)10França Saint-Étienne
DFPatrice Evra15 maio de 1981 (33 anos)540Inglaterra Manchester United
DFBacary Sagna14 de fevereiro de 1983 (31 anos)390Inglaterra Arsenal
DFMathieu Debuchy28 de julho de 1985 (28 anos)192Inglaterra Newcastle United
DFMamadou Sakho13 fevereiro de 1990 (24 anos)162Inglaterra Liverpool
DFLaurent Koscielny10 de setembro de 1985 (28 anos)150Inglaterra Arsenal
DFRaphaël Varane25 de abril de 1993 (21 anos)50Espanha Real Madrid
DFEliaquim Mangala13 fevereiro de 1991 (23 anos)20Portugal Porto
DFLucas Digne20 de julho de 1993 (20 anos)10França Paris Saint-Germain
MFFranck Ribéry07 de abril de 1983 (31 anos)8116Alemanha Bayern de Munique
MFMathieu Valbuena28 de setembro de 1984 (29 anos)315França Marselha
MFYohan Cabaye14 jan 1986 (28 anos)272França Paris Saint-Germain
MFBlaise Matuidi09 de abril de 1987 (27 anos)201França Paris Saint-Germain
MFMoussa Sissoko16 de agosto de 1989 (24 anos)140Inglaterra Newcastle United
MFRio Mavuba8 de março de 1984 (30 anos)90França Lille
MFPaul Pogba15 de marco de 1993 (21 anos)81Itália Juventus
MFClément Grenier7 de janeiro de 1991 (23 anos)30França Lyon
MFAntoine Griezmann21 de março de 1991 (23 anos)10Espanha Real Sociedad
FWKarim Benzema19 de dezembro de 1987 (26 anos)6519Espanha Real Madrid
FWOlivier Giroud30 de setembro de 1986 (27 anos)265Inglaterra Arsenal
FWLoïc Rémy02 de janeiro de 1987 (27 anos)224Inglaterra Queens Park Rangers

O técnico

Didier Deschamps foi o capitão do time campeão de 98 graças a suspensão de Blanc na final. Também foi graças a saída de Blanc que ele assumiu a seleção. O fiasco na Euro 2012 motivou a troca pelo treinador que, em três anos, recolocou o Olympique de Marseille de volta ao topo da Liga Francesa, desbancando o Lyon.
Na seleção, sua tarefa é tentar reunir o time esfacelado após as brigas de 2010 e a eliminação para a Espanha em 2012. Por enquanto, em 20 jogos, venceu 10, empatou 4 e perdeu 6. Está com 50% de aproveitamento.

Quiz da Copa

Paolo Rossi marcou três gols no Brasil em 1982, mas ainda tem um outro jogador que marcou mais que ele contra a nossa seleção. E eu perguntei quem é esse cara?

Wilimowski encara Leonidas e o goleiro no jogo contra o Brasil em 38
A resposta é Wilimowski. O jogador polonês marcou quatro vezes no mesmo jogo contra o Brasil na Copa de 38. Porém, com três de Leonidas, dois de Peracio e um de Romeu, o Brasil venceu aquele jogo.

Agora vamos conhecer outros recordes negativos do Brasil em Copas:

1- Das 46 seleções que o Brasil já enfrentou em Copas, apenas duas não perderam para a gente. A Hungria, com duas vitórias em dois jogos (54 e 66) e a Noruega (1 jogo em 98).


2- A primeira derrota do Brasil em Copas foi em 1930, para a Iugoslávia, por 2 a 1. Aí também entram o primeiro gol sofrido (Tirnanic) e a primeira eliminação. Ao todo, o Brasil perdeu 15 jogos e além da Hungria, França e Holanda são as seleções que mais venceram o Brasil. A nossa última derrota, foi justamente para a laranja mecânica em 2010.


3- Jairzinho é o jogador brasileiro que mais perdeu em Copas. Ele esteve presente em quatro derrotas: duas em 66 (Portugal e Hungria) e duas em 74 (Polônia e Holanda). Leão é o que mais esteve presente em empates, sendo cinco: contra Iugoslávia e Escócia em 74 e contra Argentina, Suécia e Espanha em 1978.


4- O Brasil é o time que mais teve jogadores expulsos em Copas. Foram 11 em 97 jogos. Zezé Procópio foi o primeiro, em 38. Nem mesmo estrelas como Nilton Santos, Garrincha, Ronaldinho Gaúcho e Kaká escaparam de receber um cartão vermelho. Felipe Melo, em 2010, foi o nosso último expulso. Porém, a de Leonardo, em 94, foi a que rendeu maior gancho: 4 jogos


5- O técnico com mais derrotas em Copas é um brasileiro: Carlos Alberto Parreira. Ao participar de sete copas (duas com o Brasil, uma com o Kuwait, uma com os Emirados Árabes, uma com a Arábia Saudita e uma com a África do Sul), ele perdeu 9 partidas.. Ele também foi o primeiro técnico a ser demitido no meio de uma Copa, em 98, quando treinava a Arábia Saudita.


Para fechar nosso capítulo de hoje, vamos conhecer Porto Alegre.


Localizada no Rio Grande do Sul, Porto Alegre será a sede mais ao sul desta Copa do Mundo. A cidade é muito caracterizada pela cultura regionalista e forte sentimento nacionalista que o Gaúcho possuí. O estado é forte na agricultura e pecuária. Sua produção de vinhos é a melhor do país e suas carnes também, sendo a terra do churrasco.

Quem quiser passear por Porto Alegre irá conhecer pontos como o Rio Guaíba, a Usina do Gasômetro, além de Museus e pontos culturais da cidade. Caso os turistas desejem mais tranquilidade, poderão subir a serra e conhecer cidade como Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Gramado.



Futebolisticamente, a rivalidade Internacional e Grêmio produziu um fato curioso: os dois times colocaram seus estádios a disposição da Copa. O Grêmio construiu uma nova arena e o Inter reformou o Beira-Rio. Nessa disputa, melhor para os colorados, que tiveram seu estádio escolhido. Mas atrasos quase fizeram com que o estádio fosse descartado, colocando o do rival Grêmio, pronto desde o final de 2012, em pauta.
A reforma do Beira-Rio custou 330 milhões de reais. Externamente, as principais mudanças foram o rebaixamento do gramado e adaptação da arquibancada inferior, além da Cobertura, que lembra a do estádio Nelson Mandela, na África do Sul.

Por ser de um clube de grande torcida e que sempre lota seu estádio, o custo das obras no Beira-Rio logo deve ser pago.

Divulgação Internacional#Estádio Beira-Rio iluminado no dia da reinauguração oficial, em 05 de abril

Infográfico do Estadão
Página oficial no site da FIFA
Página do Governo sobre a Copa
Site da prefeitura de Porto Alegre
Site Oficial do Beira-Rio

Termina aqui a nossa sétima viagem, mas como eu disse no começo, em breve já teremos a oitava. Até mais.

0 comentários: