quarta-feira, maio 21, 2014 | | By: Luis Ventura

+Esporte e a Copa do Mundo no país do Futebol - Capítulo 8



Olá galera do +Esporte! Falei que logo logo teríamos um novo post! No capítulo 8 iremos relembrar à todos a história da Copa do México, em 1986. Nesse episódio iremos ver mais uma seleção favorita desta Copa, o Uruguai, visitar Curitiba e ainda ver o perfil do craque do Mundial do México, Maradona. Venha conosco.

A décima terceira Copa do Mundo: México 1986




Como vimos no episódio anterior, a Espanha teve 18 anos para preparar a sua Copa. Inicialmente, a Colômbia teria 22, pois em 66, a FIFA definiu o país como sede da edição de 1986. Sabemos esse tempo é muito grande e que muita coisa pode acontecer. E realmente aconteceu.

A Colômbia sempre teve problemas com o Narcotráfico, liderado pelas FARCs. Sua economia nunca foi lá essas coisas, existindo muita desigualdade social no país. Enfim, a Colômbia, como todos os países, tinha seus problemas. Porém, em duas décadas, as coisas mudaram. A Copa do Mundo passou a exigir mais dos países sedes do que simplesmente possuir estádio aptos para o jogo de futebol.

Em 1982, há quatro anos da Copa, o presidente da Colômbia anunciou oficialmente a renúncia do país em receber o torneio, alegando dificuldades insuperáveis. Para muitos, além das questões financeiras, pesou também a falta de segurança que as FARC geravam ao país.

A bomba ficou então na mão da FIFA, que teria em um curto espaço de tempo arranjar alguém que se propusesse a organizar a Copa em menos de quatro anos. Inglaterra, Alemanha e Espanha, que haviam recebido mundiais recentes, se colocaram a disposição imediatamente. Holanda e Bélgica também se colocaram à disposição, em uma candidatura conjunta, mas a FIFA queria a Copa na América, para manter o rodízio que ela estabeleceu em 66.

Foi aí que entrou o Brasil na parada. A CBF se prontificou a organizar a Copa, mas o governo, ainda militar, de João Figueiredo não compartilhou da ideia e o Brasil caiu fora.

Veio então os Estados Unidos, que queriam popularizar o futebol por lá e viram nessa a grande oportunidade. Pelé, que há pouco tempo tinha jogado em Nova Iorque no Cosmos era o principal cabo-político do país. Mas a FIFA com o pé meio atrás, pois os americanos, para eles, estavam mais preocupados com o football do que com o soccer (tanto que lá, as regras tinham algumas distorções, como quatro tempos de 20 minutos), recusou.

As últimas opções na América eram Canadá e México. Como o Canadá tinha situação similar ao dos EUA, em 83, a FIFA se decidiu pelo México, que seria o primeiro a receber a Copa por duas vezes.

Só que o problema não acabou aí. Tudo ia bem até que em 19 de setembro de 1985, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter (cujo o máximo é 9) atingiu o México. No dia seguinte, houve outro tremor de 7,3 graus. A Copa voltou a correr risco.

Várias pessoas morreram, várias cidades foram destruídas e a Copa parecia que novamente ficaria sem sede. Porém, essa situação não era nova. Em 1962, como já vimos, o Chile viveu situação igual e fez a Copa.

A FIFA se reuniu com o governo mexicano, verificaram que as instalações dos estádios e de comunicações não haviam sido afetadas e a Copa foi garantida por Guillermo Cañedo, dono da Televisa: "O México segue vivo! Faremos os Mundial"




Com a Copa garantida, veio o torneio em si. Como em 82, 24 seleções participaram. Houve uma mudança no regulamento: Após a primeira fase, ao invés de 12 classificados, seriam 16 (os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros). Depois o torneio seria em mata-mata até a final.

Ausente em 82, o Uruguai voltou e todos os campeões mundiais estavam presentes. A Holanda foi a grande ausência de novo, mas já não foi tão sentida quanto em 82. O destaque mesmo ficou para novidades: Na Concacaf, o Canadá chegou a sua primeira Copa. Na América do Sul, voltava o Paraguai, tirando o Peru, que havia ido às duas últimas Copas. Da África, Marrocos voltava também após 16 anos e pela Ásia teríamos a estréia do Iraque e o retorno da Coréia do Sul, que não jogava desde 54.

Da Europa, as tradicionais URSS, Hungria, Espanha, Bélgica, Escócia e Polônia marcaram presença. Portugal e Bulgária voltavam após anos e a Dinamarca, uma das fundadoras da FIFA, pela primeira vez chegava a Copa.

E eles foram a sensação dos primeiros jogos, quando meteram 6 a 1 no Uruguai e venceram por 2 a 0 a Alemanha, terminando em primeiro da chave. A equipe ficou conhecido como Dinamáquina, mas seu encanto acabou nas oitavas pós levar 5 a 1 da Espanha.





Atuais campeões, a Itália não foi bem e caiu nas oitavas para a França. A França repetiu a boa campanha de 82 e chegou de novo às semifinais, após bater o Brasil.

O Brasil foi para 86 apostando na base de 82. Porém, contusões e a idade já não faziam o time ser fantástico como na Espanha. Telê Santana saiu do time após a Copa. Em seu lugar entrou Parreira (treinador do Kuwait em 82), mas sua primeira passagem na seleção não foi legal. Resultados pifíos, como eliminar o Paraguai na semifinal da Copa América no cara ou coroa, e a derrota em plena Fonte Nova, em Salvador, derrubaram o técnico.

Vei então Edu, irmão de Zico e pouco tempo ficou. Após a medalha de prata nos jogos de Los Angeles, com a equipe do Internacional de Jair Picerni, a CBV decidiu apostar em Evaristo de Macedo. Mas os resultados não vieram e ele caiu. A seleção vivia sua maior crise em toda a história.

A última solução da CBF foi voltar ao que estava e Telê Santana foi chamado de novo. Com ele voltaram alguns jogadores de 82, como Zico (atravessando problemas de contusão), Sócrates e Falcão (já em fim de carreira). A vaga na Copa foi garantida.

Na Copa o Brasil enfrentaria Espanha, Irlanda do Norte e Argélia, na teoria, um grupo complicado, mas que dava para passar, principalmente porque até três poderiam avançar.

Time convocado, treinando em Belo Horizonte e após uma folga dada por Telê a seleção, os jogadores Leandro e Renato Gaúcho se atrasaram na reapresentação. Tiveram que pular o muro para entrar na concentração. Renato foi deletado e Telê o cortou, alegando "falta de empenho na marcação", mas foi pelo ocorrido. Leandro, foi solidário e pediu para ser cortado no aeroporto, antes da viagem. Josimar foi chamado.

E quis o destino que Josimar fosse o destaque do Brasil nos primeiros jogos, marcando inclusive um golaço contra a Irlanda do Norte. Mesmo não jogando bem, o Brasil passou: 1 a 0 na Espanha, 1 a 0 na Argélia e 3 a 0 na Irlanda do Norte.


Nas oitavas, o adversário era a Polônia e, novamente, como Josimar marcando um golaço, o Brasil fez 4 a 0. Ia enfrentar a França sem tomar gols e já despontando como favorito ao título.



Nas quartas, iniciaria a trajetória de carrasco dos franceses contra nossa equipe. O Brasil fez 1 a 0 aos 17 minutos com Careca, mas aos 40 do primeiro tempo, uma trapalhada da defesa fez Platini pegar a sobra e empatar.

No segundo tempo, Careca teve a chance de fazer o segundo e cabeceou na trave e logo depois Zico lançou Branco que foi derrubado na área. No pênalti, Zico bateu mal e o goleiro pegou. Após ninguém mais marcar, a partida foi para os pênaltis. Era a nossa primeira vez nessa disputa.



Platini perdeu para a França e Sócrates para o Brasil. Na terceira cobrança, Bellone chutou e a bola bateu na trave, nas costas de Carlos e entrou. Zico converteu o seu desta vez. No último chute brasileiro Julio César mandou na trave e em seguida, Fernandez deu a vitória à França.



A França foi a semifinal contra a Alemanha, que dirigida por Beckenbauer, foi avençando ao seu estilo de força e resultados magros. Desta vez, sem pênaltis, os alemães venceram os franceses e pela segunda vez seguida fariam a final.

No outro lado da chave, um certo baixinho ia dando show. Maradona era o craque da época, mas ainda gerava desconfiança por não ter brilhado em Copas (situação igual a de um outro certo argentino atualmente). Ele começou a se redimir nas quartas, contra a Inglaterra.

Ingleses e Argentinos estavam em guerra por contra de uma ilha ao sul da América: Malvinas para os hermanos e Falkland, para os ingleses.

No jogo, a Argentina saiu na frente com o famoso gol de mão de Maradona, apelidado de "La mano de Dios". Três minutos depois veio o que, para muitos, é o gol mais bonito da história das Copas, quando ele driblou o time inteiro da Inglaterra saindo de antes do meio campo. Lineker descontou depois.



Na semifinal a Bélgica era a pedra no sapato. Em 82, venceu por 1 a 0 a Argentina na abertura. Desta vez, Maradona não deu chances e fez dois golaços para colocar o time na final contra a Alemanha.



Na decisão, a Argentina fez 2 a 0, com Brown e Valdano. Aos 29 e 35 do segundo tempo, a Alemanha empatou com Rummenigge e Völler. Maradona recebia marcação forte e pouco fazia em campo, mas aos 38, consegui se livrar dela para dar o passe para Burruchaga decretar o bicampeonato da Argentina e a glória de Maradona.



Craques da Copa

Diego Armando Maradona (Argentina)

Diego Armando Maradona é para os Argentinos o maior jogador de todos os tempos, muito graças a sua atuação na Copa de 86, quando foi capitão do bicampeonato da albiceleste.

Maradona começou sua carreira em 76 nos Argentinos Juniors. Seu destaque foi tanto que em 78 foi pedida sua convocação para a Copa no país, mas Menotti não chamou por considerá-lo jovem demais.

Em 80 foi para o Boca, onde se tornou ídolo nacional. Em 82 chegou a Copa e ao Barcelona, mas não deu certo em nenhum dos dois. Na Copa não jogou nada e foi expulso no último jogo. No Barça, não fez o sucesso que esperava e foi para o Napoli. Na Itália, sua vida mudou e muito. Se tornou o melhor jogador da época e na seleção, levou seu time ao bicampeonato. Transformou o Napoli em time grande, mas também caiu as tentações locais. Se envolveu com mafiosos e entrou na drogas. Usou cocaína e muitas vezes só não foi pego no doping, pois trocavam a urina dele por um de outro jogador.

Em 1990 quase levou a Argentina ao tri na sua Itália e em 1992 foi para o Sevilla, já sinalizando o fim da carreira. Em 93, a Argentina estava prestes a ser eliminada da Copa na repescagem e o apelo popular devolveu Maradona à seleção. Ele entrou em forma, ajudou o time a passar pela Austrália na repescagem e ir aos EUA.

Lá, Maradona marcou um golaço contra a Grécia e tinha tudo para levar a Argentina longe, mas o exame de doping o pegou com substancia proibida que ajudou-o a emagrecer.  No jogo seguinte saiu de campo amparado por uma enfermeira, em um cena que marcou sua participação em Copas como jogador.

Em 2004, atolado nas drogas, Maradona quase morreu. Ele se internou depois disso, se recuperou e voltou em 2009 a seleção como técnico e comandou o time na Copa de 2010, quando caiu nas quartas, para a Alemanha.

Quiz da Copa

Como você leu acima, Maradona comandou a Albiceleste ao bimundial. Albiceleste é um dos apelidos da seleção Argentina. Ao longo das copas, muitos apelidos foram imortalizados, como a Laranja Mecânica e a Dinamáquina. Outros nem tanto. A pergunta é a seguinte: Qual o apelido da seleção do Zaire, que enfrentou o Brasil na Copa de 74? Já já a resposta.

Enquanto você pensa, nós vamos conhecer os apelidos de cada umas das 32 seleções da Copa de 2014.

Você já deve ter reparado que nas fichas das seleções que já apresentamos, há os apelidos de cada uma delas. Porém alguns são nomes nos idiomas locais das seleções e você não deve ter entendido o significado. Apresentaremos então a lista para vocês.

País - Apelido - Significado

 Socceroos - Mistura das palavras futebol e canguru, animal típico da Austrália
  Shirane Iran - Os Leões  Iranianos - O Leão é um dos símbolos do país, pois a espécie asiática era muito comum na região
 Samurai Blue - Samurais são os guerreiros do antigo Japão. O Azul vem da cor do uniforme da seleção.
  Taegeuk Warriors - Taegeuk é o nome do simbolo vermelho e azul presente na bandeira do país, que representa os valores da cultura deles. Warrior em inglês é guerreiro. Então eles são os guerreiros dos valores da Coréia do Sul.

 Fennec Foxes - É uma espécie de Raposa bem comum na Argélia. Em português é conhecida como "Raposa do deserto"
  Les Lions Indomptables - Os leões são animais comuns em Camarões. Após o sucesso das Copas de 82 e 90, o apelido indomável se incorporou ao time.
  Black Stars - Referência a estrela negra da bandeira do país
  Les Éléphants - Os Elefantes são os principais animais do país, tanto que foram deles extraídos o Marfim que deixou o país tão famoso.
 Super Eagles - As Superáguias receberam esse apelido por que a águia é considerado um animal astuto por seu instinto predatório e principalmente, por ser um dos símbolos do país.

 Ticos - É como ficou conhecido os nativos da Costa Rica. É como, por exemplo, o apelido de castellanos para os nativos da região do Rio da Prata, na América do Sul.
 Los Catrachos - Assim como no caso dos costarriquenhos, é a forma como são conhecidos os nativos da região de Honduras.
 La Tri - Referencia ao Tricolor de sua bandeira, nas cores vermelho, branco e verde.
 Yanks ou The Star e Stripes - Os Ianques é como são conhecidos os americanos pelo mundo. Já "estrelas e listras" remete a bandeira do país.

 Albiceleste - Referencia as cores azul e branca de seu uniforme
 Canarinho - Pela cor amarela lembrar a ave domestica comum no Brasil
 La Roja - Referencia ao vermelho (rojo em espanhol) de sua camisa
 Los Cafeteros - A Colômbia é um dos principais produtores e consumidores de Café do Mundo. Por isso o apelido. Também são conhecidos como Tricolores.
 La Tri - Referencia as três cores da bandeira
 Celeste Olímpica - Celeste é pela cor da camisa e Olímpica pelos títulos nos Jogos de 24 e 28. Também são conhecidos com Charruas, pelo qual o povo Uruguaio também é conhecido.

 Rode Duivels - Os diabos vermelhos um apelido conhecido já. O vermelho vem da Cor do uniforme, agora o diabo vem do fato do time da Bélgica sempre aprontar e fazer mal aos outros times, como diz que o Diabo faz. Pegou.
 Zmajevi - Em bósnio significa Dragões, um dos simbolos do país.
 Vatreni - Literalmente traduzindo para o português significa os "ardentes" ou no popular "os chapa quentes"
 The Three Lions - Os três Leões são o símbolo real da Ingleterra e foram adotados também pela FA.
 Les Bleus - Referencia ao Azul do uniforme
 Nationalmannschaft - Ou simplesmente traduzindo "a seleção nacional"
 Ethniki, Piratiko e Galanolefki - O primeiro apelido significa "os nacionais". O segundo significa "os Piratas" e o terceiro "os azuis e brancos"
 Azzurra - Referente a cor azul de sua camisa, copiada da cor da família real italiana.
 Orange - Os Laranjas, da cor de sua camisa. O Mecânico foi instituído pela imprensa após o show da Copa de 74, referindo-se ao filme "A Laranja Mecânica"
 A seleção das quinas - as quinas são aqueles escudinhos dentro do brasão de armas da bandeira de Portugal e também presente no escudo da Federação. As quinas são os simbolos que fazem referência ao império bizantino, muito influente na época da monarquia em Portugal.
 La Furia - Por conta da forma ofensiva com que a seleção jogava, indo para cima de seus adversários. La Roja (como os chilenos) é o outro apelido.
 Schweizer Nati - Os Nacionais da Suíça. Também são chamados de Rossocrociati (os vermelhos com cruz), em referencia à bandeira.
 Sbornaja - É como os russos costumam chamar as suas seleções, em especial a de futebol e a de Hóquei.

Quiz da Copa

A pergunta foi a seguinte: Qual o apelido da seleção do Zaire, que enfrentou o Brasil na Copa de 74?



A resposta é Os Leopardos. O apelido era tão famoso que o time carregava em sua camisa e em seu logo a imagem do leopardo e o nome.



Na onda dos apelidos, vamos conhecer a Celeste Olímpica:

 Uruguai

Uruguai
Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)Los Charrúas 
La Celeste
 (The Blue Sky One) 

La Garra Charrúa
AssociaçãoAsociación Uruguaya de Fútbol (AUF)
ConfederaçãoCONMEBOL (América do Sul)
TreinadorÓscar Tabárez
Treinador AssCelso Otero
CapitãoDiego Lugano
Mais JogosDiego Forlán (108)
ArtilheiroLuis Suárez (38)
Estádio PrincipalEstadio Centenario
Código FIFAURU
Ranking FIFA5
Melhor posição no ranking da FIFA(Junho de 2012)
Menor Ranking FIFA76 (Dezembro de 1998)
Elo classificação9
Melhor posição no ranking Elo(Várias datas 1920-1931)
Menor classificação Elo46 (Março de 1980)
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro jogo internacional
 Uruguai 2-3 Argentina 
Montevidéu , Uruguai; 16 de maio de 1901) 
Maior vitória
 Uruguai 9-0 Bolívia 
Lima, Peru ; 9 de novembro de 1927)
Maior derrota
 Uruguai 0-6 Argentina 
Montevidéu , Uruguai; 20 de julho de 1902)
Copa do mundo
Aparições12 ( primeira em 1930 )
Melhor resultadoVencedores em 1930 e 1950
Copa América
Aparições41 ( primeira em 1916 )
Melhor resultadoVencedores: 1916 , 1917 , 1920 ,1923 , 1924 , 1926 ,
1935 , 1942 ,1956 , 1959 , 1967 , 1983 , 1987 ,1995,
 2011
Copa das Confederações
Aparições2 ( primeira em 1997 )
Melhor resultado4 º lugar, 1997 , 2013

República Oriental del Uruguay

República Oriental do Uruguai
Bandeira do Uruguai
Escudo das Armas do Uruguai
BandeiraBrasão de armas
LemaLibertad o Muerte
Hino nacionalHimno Nacional
Gentílico: Uruguaio(a) ou Oriental

Localização  Uruguai
CapitalMontevidéu
Cidade mais populosaMontevidéu
Língua oficialEspanhol
GovernoRepública presidencialista
 - PresidenteJosé Mujica
 - Vice-presidenteDanilo Astori
Independênciado Império do Brasil 
 - Declarada25 de agosto de 1825 
 - Reconhecida27 de agosto de 1828 
 - Constituição18 de julho de 1830 
Área
 - Total176.215 km² (88.º)
 - Água (%)1,5
 FronteiraBrasil e Argentina.
População
 - Estimativa de 20103 424 595 hab. (128.º)
 - Censo 20023.399.236 hab. 
 - Densidade19,8 hab./km² (157.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2014
 - TotalUS$ 59,458 bilhões  
 - Per capitaUS$ 17 466
PIB (nominal)Estimativa de 2014
 - TotalUS$ 58,569 bilhões  
 - Per capitaUS$ 17 204 
IDH (2012)0,792 (51.º) – elevado
Gini (2010)45,3
MoedaPeso uruguaio (UYU)
Fuso horário(UTC-3)
Cód. Internet.uy
Cód. telef.+598
Website governamentalhttp://www.presidencia.gub.uy/

Mapa  Uruguai
língua portuguesa também goza de estatuto diferenciado, sendo idioma obrigatório nas escolas uruguaias.

Desempenho na Copa do Mundo
AnoFasePosiçãoJVEDGPGC
Uruguai1930Campeões1/134400153
Flag of Italy (1861-1946).svg 1934Não participou
França 1938Não participou
Brasil 1950Campeões1/134410155
Suíça 19544° Lugar4/16310246
Suécia 1958Não participou
Chile 1962Fase de Grupos13/16310246
Inglaterra 1966Quartas-de-final7/16412125
México 19704° Lugar4/16621345
Alemanha 1974Fase de Grupos13/16301216
Argentina 1978Não participou
Espanha 1982Não participou
México 1986Rodada 1616/24402228
Itália 1990Rodada 1616/24411225
Estados Unidos 1994Não participou
França 1998Não participou
Coreia do SulJapão 2002Fase de Grupos26/32302145
Alemanha 2006Não participou
África do Sul 20104° Lugar4/327322118
Total11/199/76471812177665

A seleção uruguaia é uma das mais vitoriosas de todos os tempos. Além de dois títulos da Copa, tem duas medalhas de ouro das olimpíadas e 15 títulos da Copa América. Dominou o futebol Mundial nas décadas de 20, 30, até 50.

Depois, com o crescimento de várias seleções e também, pelas dimensões menores de seu país (produzindo menos jogadores que Brasil, Argentina, Alemanha e Itália, por exemplo), foi ficando para trás, mas nunca perdeu a sua magia.

Recentemente, com a campanha na Copa de 2010, os uruguaios recuperaram a confiança em sua seleção e a paixão só cresceu. É na atual geração que se encontram, nada mais nada menos que o que mais jogou com a camisa celeste (Forlán) e os dois maiores artilheiros (Forlán e Suárez).

Além deles, Lugano, Egurén, Lodeiro, Loco Abreu, Muslera e outros fazem parte do time que quer dar novamente ao Uruguai o título mundial. E o ambiente de 2014 favorece e muito a isso.

Campanha nas eliminatórias

Equipe
JVEDGPGCSGPts
 Argentina169523515+2032
 Colômbia169342713+1430
 Chile169162925428
 Equador167452016425
 Uruguai167452525025
 Venezuela165561420-620
 Peru164391726-915
 Bolívia162681730-1312
 Paraguai1633101731-1412
ArgentinaBolíviaChileColômbiaEquadorParaguaiPeruUruguaiVenezuela
Argentina -1-14-10-04-03-13-13-03-0
Bolívia 1-1-0-21-21-13-11-14-11-1
Chile 1-23-1-1-32-12-04-22-03-0
Colômbia 1-25-03-3-1-02-02-04-01-1
Equador 1-11-03-11-0-4-12-01-02-0
Paraguai 2-54-01-21-22-1-1-01-10-2
Peru 1-11-11-00-11-02-0-1-22-1
Uruguai 3-24-24-02-01-11-14-2-1-1
Venezuela 1-01-00-21-01-11-13-20-1-
Repescagem Intercontinental

Agg.
1 ª mão2 ª mão
Jordânia 0-5 Uruguai0-50-0
Uruguai na Copa

Uruguay

A equipe celeste está no Grupo D, com Inglaterra, Costa Rica e Itália. O primeiro jogo, contra a Costa Rica, será importante, para o time ganhar vantagem e tentar psicologicamente chegar mais tranquilo para enfrentar Itália e Inglaterra

Os Jogos


O Elenco

A safra uruguaia é muito boa e com certeza é a melhor geração do país desde 1950. O time praticamente não teve desfalques ou dúvidas. Só certezas, como Forlán, Suárez, Cavani e Lugano. Destaque para os quatro "brasileiros" e para nenhum jogador que atua no futebol uruguaio. O time é muito bom e vai dar trabalho na Copa.

#Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
GKFernando Muslera16 de junho de 1986 (27 anos)600Turquia Galatasaray
GKMartín Silva25 março de 1983 (31 anos)40Brasil Vasco da Gama
GKRodrigo Muñoz22 de janeiro de 1982 (32 anos)00Paraguai Libertad
DFDiego Lugano capitão )02 de novembro de 1980 (33 anos)929Sem clube
DFMaxi Pereira08 de junho de 1984 (29 anos)883Portugal Benfica
DFDiego Godín16 de fevereiro de 1986 (28 anos)763Espanha Atlético Madrid
DFMartín Cáceres7 de abril de 1987 (27 anos)551Itália Juventus
DFJorge Fucile19 de novembro de 1984 (29 anos)410Portugal Porto
DFSebastián Coates07 de outubro de 1990 (23 anos)131Inglaterra Liverpool
DFJosé María Giménez20 de janeiro de 1995 (19 anos)40Espanha Atlético Madrid
DFAlejandro Silva04 de setembro de 1989 (24 anos)20Argentina Lanús
MFDiego Pérez18 de maio de 1980 (34 anos)882Itália Bologna
MFCristian Rodríguez30 de setembro de 1985 (28 anos)718Espanha Atlético Madrid
MFWalter Gargano23 de julho de 1984 (29 anos)611Itália Parma
MFÁlvaro Pereira28 de novembro de 1985 (28 anos)556Brasil São Paulo
MFSebastián Eguren08 de janeiro de 1981 (33 anos)547Brasil Palmeiras
MFEgidio Arévalo Ríos01 de janeiro de 1982 (32 anos)530México Monarcas
MFÁlvaro González29 de outubro de 1984 (29 anos)422Itália Lazio
MFGastón Ramírez2 de dezembro de 1990 (23 anos)270Inglaterra Southampton
MFNicolás Lodeiro21 de março de 1989 (25 anos)253Brasil Botafogo
FWDiego Forlán19 maio de 1979 (35 anos)10836Japão Cerezo Osaka
FWLuis Suárez24 de janeiro de 1987 (27 anos)7738Inglaterra Liverpool
FWEdinson Cavani14 fev 1987 (27 anos)6020França Paris Saint-Germain
FWAbel Hernández8 de agosto de 1990 (23 anos)117Itália Palermo
FWChristian Stuani12 de outubro de 1986 (27 anos)82Espanha Espanyol
O Técnico


Esta será a terceira Copa de Óscar Tabárez como técnico do Uruguai. A primeira foi em 90, quando ficou nas oitavas diante da Itália. Na segunda, em 2010, levou o time ao quarto lugar. Ao todo são já 8 anos seguidos nesse trabalho da seleção (desde 2006), que trouxe a confiança da torcida em que o Uruguai pode ser campeão do mundo novamente.

Sedes da Copa



A cidade de Curitiba, no Paraná, sempre teve status de cidade europeia, seja por seu clima, seja pela educação de sua população. É uma cidade exemplo para todo o país, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida.

Culturalmente, a cidade tem muitos pontos turísticos marcantes, como o Jardim Botânico e o Museu de Oscar Niemeyer. Quem quiser ir um pouco mais longe, pode visitar as cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Porém, quando se fala no estádio da Copa, Curitiba não pode servir de exemplo para ninguém. Quando foi definido o Brasil como sede, em 2007, Curitiba era a cidade que tinha o estádio mais moderno do Brasil e pronto para a Copa: a Arena da Baixada, do Atlético-PR. Era preciso apenas construir a metade que faltava do estádio e pronto.

Mas foram gastos cerca de 247 milhões de reais para concluir o estádio e fazer a cobertura. Na parte pronta, praticamente fizeram tudo novo: retiraram as cadeiras, adaptaram as arquibancadas já existentes e assim ficou quase que sem nenhum aspecto do estádio que estava pronto para receber a Copa (seja por dentro ou por fora).

A nova casa do Atlético Paranaense não será nenhum elefante branco. A reforma até motivou o Coritiba, seu maior rival a modernizar o Couto Pereira.

Getty Images#


0 comentários: