quarta-feira, maio 28, 2014 | | By: Luis Ventura

+Esporte e a Copa do Mundo no país do futebol - capítulo 13



Olá galera do +Esporte. Tá acabando, amigos. Chegamos ao nosso penúltimo encontro da saga rumo à Copa 2014. No episódio de hoje, iremos reviver a Copa de 2006 na Alemanha e a farra da preparação brasileira para o torneio. Em seguida vamos ver a biografia em Copas de um dos maiores craques brasileiros, o anjo das pernas tortas. Conheceremos também um pouco mais da seleção campeão do mundo, a Espanha e como terminamos de conhecer as sedes de 2014, vamos dar um pulinho na Rússia, para saber como eles estão se organizando para receber a Copa daqui quatro anos.

A décima sexta Copa do Mundo: Alemanha 2006


Pouco antes do ano 2000, começou a briga para a escolha da sede da Copa de 2006. Na disputa estavam Marrocos, Brasil, Inglaterra, África do Sul e Alemanha. Em pouco tempo, Alemães e sul-africanos se tornaram os favoritos.

Pouco antes da escolha, o Brasil se retirou da disputa. Parece que nos bastidores, a CBF já tinha a promessa que uma das próximas Copas seria aqui.

Foram necessárias três rodadas de eleição. Marrocos saiu na primeira e a Inglaterra na segunda. Sobraram os dois favoritos. Por 12 a 11, a Alemanha conquistou o direito de receber sua segunda Copa e adiou o sonho do torneio na África. Pouco tempo depois, surgiram boatos de compra de votos e manipulação na eleição, algo nunca comprovado.

Com a Copa em mãos, a Alemanha trabalhou para fazer a melhor de todos os tempos. Para organizar a competição, foi convidado o maior jogador alemão da história, Franz Beckenbauer. E ele entregou uma Copa impecável, considerada até hoje, a melhor de todos os tempos e exemplo para futuras edições.

12 estádios foram utilizados. A maioria foi reformada ou reconstruída. Apenas um estádio não tinha história anterior: a Allianz Arena de Munique.

Pela primeira vez, o atual campeão não teve vaga automática na Copa e o Brasil teve que disputar as eliminatórias. Sob o comando de Parreira, o time não passou pelo sufoco de 2002 e com três rodadas de antecedência se garantiu na Copa.

Nas outras disputas, a grande surpresa aconteceu na África, que classificou quatro estreantes: Togo, Gana, Costa do Marfim e Angola. Também fizeram sua estreia Trinidad e Tobago, Ucrânia e as nações agora independentes República Checa e Sérvia e Montenegro, que já estavam separadas, mas por terem disputado as eliminatórias como um único país, se mantiveram unidas para a Copa.

Além das eliminatórias, o Brasil teve quatro anos tranquilos. Parreira assumiu em 2002 e manteve a base do penta. As mudanças mais drásticas foram na defesa, com as entradas de Dida e Juan, além da troca do esquema para o 4-4-2, e no ataque com Rivaldo saindo.

O primeiro torneio foi a Copa América 2004, no Peru. O Brasil resolveu dar férias para os campeões de 2002 e com um time novo, com jogadores como Robinho, Diego, Júlio César, Juan e Adriano, teve uma vitória épica contra a Argentina completa. Com um gol nos acréscimos de Adriano e a vitória nos pênaltis, o Brasil foi campeão.


Em seguida veio a Copa das Confederações, na Alemanha. Sem Ronaldo e outros craques, mas com Ronaldinho Gaúcho, o time encantou e aplicou um 4 a 1 na Argentina na final e ficou com o título. Pintava o favorito da Copa.


Com todo esse sucesso, Parreira ganhava um problema bom. Além de Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, ele tinha Kaká, Adriano e Robinho para escalar no ataque. A torcida pedia o quarteto mágico: Kaká, Ronaldinho, Ronaldo e Adriano.

Chegou a Copa e a CBF resolveu se concentrar em Weggis, na Suíça, a fim de fugir do clima de vitória na Alemanha. Só que lá não foi tão tranquilo quanto se esperava. Os treinos foram abertos a torcida e os jogadores, tratados como popstars, se preocupavam mais em dar show para eles do que se focar na preparação para os adversários. Vários treinos tiveram invasão de campo e esse clima de "já ganhou".

Junto a isso, havia o problema de Ronaldo. Nitidamente fora de forma, Parreira era sempre questionado porque Ronaldo tinha sido chamado. Mas a história do jogador em 2002 justificava a escolha.

A primeira fase começou com Brasil e Croácia. Travada, o Brasil encontrou muitas dificuldades no jogo e acabou salvo por uma bola de Kaká, que acertou a meta e deu a magra vitória por 1 a 0.


O segundo jogo era contra a Austrália. Porém, o jogo novamente não foi fácil. O quarteto mágico não funcionou e a partida só foi resolvida no final. A vitória de 2 a 0 garantiu o time na segunda fase.


Contra o Japão, Parreira poupou muitos jogadores e curiosamente o Brasil fez seu melhor jogo. Ronaldo desencantou, marcou dois e se igualou a Muller como maior artilheiro das Copas, com 14 gols. Final: Brasil 5x2 Japão.


Nos outros grupos, nenhuma surpresa. Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Argentina e Espanha avançaram. Portugal, treinado por Felipão, também passa de fase e deixa a Copa muito mais equilibrada para o mata-mata.

O Brasil teria em seguida Gana. Um gol de Ronaldo logo no começo descomplicou tudo. O Fenômeno entrava para a história como o maior artilheiro de todos os tempos da Copa do Mundo. Com facilidade, o Brasil fez 3 a 0 e estava nas quartas de final.


O adversário seria a França. Para muitos era a grande chance de finalmente exorcizar o fantasma que acabou conosco em 98. Mas foi ele quem acabou conosco. Zidane jogou muito e numa partida pífia de nossos craques, uma desatenção de Roberto Carlos deixou Henry livre para mandar a nossa seleção de volta para casa.


Sem a seleção em campo, nossa torcida passou a ser para Portugal de Felipão, que encararia a França na semifinal. Do outro lado, Itália e Alemanha voltaram a se encontrar em Copas. Foram dois jogaços. A nossa torcida para Portugal não funcionou. E os donos da casa também choraram a derrota. França e Itália fariam a final da Copa de 2006.




A decisão marcava o fim da carreira de Zidane, que poderia entrar de vez para a história, principalmente ao marcar o primeiro gol do jogo. Só que ele entrou pelo lado ruim, ao ser expulso por agredir Materazzi com uma cabeçada. A decisão foi para os pênaltis e a Itália se redimiu de 94 e desta vez ganhou o tetra.





Craques da Copa

Garrincha (Brazil) (Brasil 1962)

Para muitos, ele é o segundo maior jogador da história do futebol, atrás apenas do Rei Pelé. Manoel Francisco dos Santos, o Garrincha, ficou conhecido não só por seu estilo irreverente de jogar, com dribles que entortaram zagueiros ou por sua inocência como jogador, quando chegava ao cúmulo de jogar uma final sem saber que era uma final. Garrincha ficou conhecido por ser protagonista de dois títulos mundiais do Brasil.

Em 1958, ele começou a Copa como reserva. Na sua primeira jogada, contra a URSS, entortou a zaga e carimbou a trave do aranha negra Yashin. Pela ponta esquerda, abriu caminho para Pelé e cia carimbarem o primeiro título mundial de nossa história.

Em 62, no Chile, a seleção logo ficou sem Pelé machucado. O ingênuo Garrincha chamou a responsabilidade e se tornou a estrela do Brasil no torneio. Sua presença era tão imprescindível, que após ser expulso na semifinal, foi feito de tudo para ele entrar em campo na final. Ele terminou com 4 gols e foi o melhor jogador da Copa.

Estaria em campo em 66, mas já longe de sua melhor forma, não conseguiu fazer nada pelo Brasil. Junto com Pelé, nunca perdeu uma partida com a camisa da seleção. Nas 50 vezes que vestiu a camisa do Brasil, perdeu só uma vez.

Após encerrar a carreira, Garrincha se envolveu com o álcool e precocemente faleceu em 1983, na sua cidade natal, Pau Grande.

Quiz da Copa

Nós já abordamos esse assunto aqui no blog. Vamos ver se você está ligado? Em 1950, a seleção do México enfrentou a Suíça em Porto Alegre. Ambos tinham uniformes vermelhos e os mexicanos, que não tinham camisa reserva, tomaram emprestados o uniforme de um clube da cidade. Qual era esse clube? 

Enquanto você pensa na resposta, vamos falar da evolução das camisas de jogo ao longo da história.

Lá no início do futebol, os uniformes eram feitos de algodão e pesados, principalmente em dias de chuva. Porém, com a tecnologia se desenvolvendo na indústria têxtil, e o desenvolvimento de tecidos sintéticos, proporcionaram melhorias significativas nos uniformes de jogo, deixando atletas mais confortáveis e também melhorando a circulação de calor e o fluxo de ar pela camisa.

Hoje, algumas fabricantes, como a que patrocina a seleção brasileira, utilizam garrafas pet recicladas para fazer o uniforme, utilizando o que há de melhor em tecnologia no ramo.

Abaixo, você vê uma reprodução da revista Placar falando justamente sobre isso.

  
Garrafas pet são as mais recentes matérias primas das camisas de futebol


Já em relação a estética dos uniformes, eles mudaram muito ao longo das Copas. Das camisas simples, de cor única, elas mudaram para camisetas com várias cores ou uma mesma cor em várias tonalidades. Outras, como a camisa do nosso tetra, tinha marcas d'água. Houve até a camisa sem manga e hoje, o que está na moda são as camisas que mesclam tudo isso: detalhes retrô, marcas d'água e coladinhas ao corpo. Seleciono para você as melhores.

Uruguai 1930

Camisa de algodão lisa, sem escudo e número e cordões para fechar a gola

1930 Uruguai hh

Alemanha 1938

Camisas passaram a ter os escudos das federações

1938 Alemanha Ocidental h

Brasil 1950

Camisas ganham números e golas perdem os cordões

1950 Brasil H

Argentina 74

As fabricantes começam a estampar com seus logos as camisas e criam detalhes, como as listras nos ombros, nos calções e nos números.

1974 Argentina a

Brasil 78

A FIFA começa a implicar com a combinação do uniforme. Equipes também não podem mais jogar com a mesma cor de calção e algumas seleções começam a ter seus uniformes desconfigurados.

1978 Brasil h

Dinamarca 86

O primeiro uniforme irreverente em Copas é da Dinamarca, que aparece com um uniforme "meio a meio"

1986 denmark h

Alemanha 90

A tradicional e conservadora Alemanha inova com detalhes nas cores da bandeira do país no uniforme branco do time.

1990 Alemanha h


Copa 90

As fabricantes iniciam as primeiras produções em série. Seleções com o mesmo desenho de camisa, apenas mudando a cor dos uniformes para as suas tradicionais. Vejam e comparem

1990 URSS H
1990 Tchecoeslováquia H

1990 Estados Unidos H1
1990 Romenia h
1990 Egito H
1990 Camarões H

Brasil 94

A marca d'água é a grande novidade nas camisas. A mais marcante é a do Brasil, campeão do Mundo.

1994 Brasil h


Copa 94

As produções em série continuam e até as seleções mais tradicionais acabam entrando nessa. Porém, as menos tradicionais trazem detalhes novos e deixam o uniforme mais divertido. O mais maluco foi o do goleiro mexicano.

1994 Argentina a
1994 Espanha H cópia
1994 Russia H
1994 Suécia H
1994 Romenia H cópia
1994 Bulgaria H
1994 Irlanda a cópia
1994 Camarões a
1994 Marrocos H
1994 Nigéria a
1994 Coréia do Sul H
1994 USA Away
1994 Mexico G cópia

Copa 98

As irreverências diminuíram nos uniformes, porém, o padrão continuou, mais precisamente nas fontes de números e nomes.

1998 Camarões A
1998 Marrocos H
1998 Estados Unidos a
1998 Brasil H 2013
1998 Argentina a
1998-99 Romenia a


Copa 2002

A Copa da Ásia acentuou a rivalidade Nike x Adidas. Porém o que chamou a tenção foi o padrão que cada uma estabeleceu para suas seleções. Nem mesmo seus carros chefes (Brasil e Alemanha) escaparam dessa.

2002 Argentina h
2002 Alemanha h
2002 França h
2002 Turquia H cópia
2002 Japão H
2002 Brasil hh
2002 Russia H
2002 Nigéria H
2002 Croácia H
2002 Estados Unidos H
2002 Coréia do Sul H cópia

Copa 2006

A Copa de 2006 mudou pouco em relação a anterior. A Adidas preferiu fazer os uniformes padronizados. Já a Nike, após as criticas de 2002 mudou. Uma terceira força entrou na briga dos uniforme,a  Puma, que vestiu a seleção campeã Itália.

2006 Argentina H
2006 Alemanha h
2006 Japão H
2006 Brasil h
2006 Croácia h
2006 Mexico H
2006 Estados Unidos h
2006 Coréia do Sul H cópia

2006 Costa do Marfim H1
2006 Togo H
2006 Arabia Saudita a
2006 Angola H2006 Tunisia H cópia
2006 Suiça H
2006 Polonia H
2006 Irã H
2006-07 Gana H
2006 Rep Tcheca H
2006 Paraguai H
2006 Italia H

Copa 2010

Camisas mais tecnológicas foram desenvolvidas, com sistemas que melhorar a ventilação do corpo dos atletas. Adidas e Nike apostaram nos padrões apenas para as fontes e números. Cada seleção passou a ter seu estilo próprio no resto do uniforme.

2010 Argentina h
2010 Alemanha hh
2010 França h
2010 SPAIN H
2010 Dinamarca h
2010 Brasil h
2010 holanda H cópia
2010 Portugal H cópia
2010 usa H

Copa 2014

A velha disputa entre Nike e Adidas continua. A Puma deu uma queda grande de 2006 para cá, mas segue como terceira forma na produção de camisas. A Moda agora é juntar retrô, marcas d'água, irreverêcnias, detalhes e padrões da marca tudo no mesmo uniforme. Veja a camisa das 32 seleções e dÊ sua opinião.

Brasil
Croácia
AD_131414975.jpg
Camarões
AD_131415000.jpg
México
AD_131414999.jpg
Espanha
AD_131415002.jpg
Holanda
AD_131415012.jpg
Austrália
AD_131415016.jpg
Chile
AD_131415014.jpg
Colômbia
AD_131415017.jpg
Grécia
AD_131414997.jpg
Costa do Marfim
AD_131415021.jpg
Japão
AD_131415097.jpg
Uruguai
AD_131415105.jpg
Costa Rica
AD_131415116.jpg
Inglaterra
Itália
AD_131415122.jpg
Suíça
AD_131415051.jpg
Equador
AD_131415065.jpg
França
AD_131415074.jpg
Honduras
AD_131415076.jpg
Argentina
AD_131415078.jpg
Irã
AD_131415103.jpg
Bósnia Herzegovina
Bosnia-Herzegovina home and away kits: World Cup 2014
Nigéria
AD_131415218.jpg
Alemanha
AD_131415235.jpg
Portugal
AD_131415249.jpg
Estados Unidos
AD_131415260.jpg
Gana
AD_131415255.jpg
Bélgica
AD_131415275.jpg
Rússia
AD_131415167.jpg
Argélia
AD_131415292.jpg
Coréia do Sul
AD_131415300.jpg

Quiz da Copa

Perguntamos: Em 1950, a seleção do México enfrentou a Suíça em Porto Alegre. Ambos tinham uniformes vermelhos e os mexicanos, que não tinham camisa reserva, tomaram emprestados o uniforme de um clube da cidade. Qual era esse clube? 

1950 MEXICO

A resposta é o Cruzeiro de Porto Alegre. Como o México era o time dois do duelo, teve que tomar emprestada a camisa da equipe da cidade, que naquela época era um dos principais times do Estado.Spain Espanha

Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)
  • La Furia Roja 
  • La Furia 
  • La Furia Española 
  • La Roja 
AssociaçãoReal Federación Española de Fútbol (RFEF)
ConfederaçãoUEFA (Europa)
TreinadorVicente del Bosque
CapitãoIker Casillas
Mais JogosIker Casillas (153)
ArtilheiroDavid Villa (56)
Código FIFAESP
Ranking FIFA1
Melhor posição no ranking da FIFA(Julho 2008 - Junho 2009, outubro de 2009 - março de 2010, Julho de 2010 - julho de 2011, outubro 2011-presente)
Menor Ranking FIFA25 (Março de 1998)
Elo classificação2
Melhor posição no ranking Elo(setembro 1920 - maio de 1924, setembro-dezembro de 1925, junho de 2002, junho 2008 - junho de 2009, Julho de 2010 - junho de 2013, setembro 2013)
Menor classificação Elo20 (junho de 1969, junho 1981, novembro de 1991)
Uniforme 1
Uniforme 2
Uniforme 3
Primeiro internacional
 Espanha 1-0 Dinamarca 
Bruxelas , Bélgica; 28 de agosto de 1920)
Maior vitória
 Espanha 13-0 Bulgária 
Madrid , Espanha; 21 de maio de 1933)
Maior derrota
 Itália 7-1 Espanha 
Amsterdam , Holanda, 4 de junho de 1928)
 Inglaterra 7-1 Espanha 
Londres , Inglaterra; 09 de dezembro de 1931)
  
Copa do mundo
Aparições14 ( primeira em 1934 )
Melhor resultadoVencedores 2010
Campeonato da Europa
Aparições9 ( primeira em 1964 )
Melhor resultadoVencedores 1964 , 2008 e 2012
Jogos Olímpicos de Verão
Aparições10 ( primeira em 1920 )
Melhor resultadoVencedores, 1992
Copa das Confederações
Aparições2 ( primeira em 2009 )
Melhor resultadoVice, 2013
Reino de España
Reino de Espanha
Bandeira da Espanha
Brasão de Armas
BandeiraBrasão de armas
LemaPlus Ultra
(Latim: ‘‘Mais Além’’)
Hino nacionalMarcha Real (também chamado deMarcha Granadera)
Gentílico: Espanhol(a)

Localização de Espanha

Localização da Espanha (em vermelho)
Localização na União Europeia (em branco)
CapitalMadrid
40° 26′N 3° 42′E
Cidade mais populosaMadrid
Língua oficialCastelhano (ou espanhol)
Com estatuto co-oficial:
catalãovalenciano,galegobasco earanês
GovernoMonarquia constitucional
DemocraciaParlamentarista
 - ReiJuan Carlos
 - Presidente do GovernoMariano Rajoy
Formação
 - Unificação1469 
 - União Dinástica1516 
 - De facto1716 
 - De jure1812 
Entrada na UE1 de Janeiro de 1986
Área
 - Total504 030 km² (51.º)
 - Água (%)1,08
 FronteiraPortugalFrançaAndorra,Gibraltar e Marrocos
População
 - Estimativa de 201247 265 321 hab. (27.º)
 - Densidade90 hab./km² (106.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2010
 - TotalUS$ 1,413 trilhões  (13.º)
 - Per capitaUS$ 30.639 (29.º)
PIB (nominal)Estimativa de 2010
 - TotalUS$ 1,536 trilhões  (12.º)
 - Per capitaUS$ 28.830  (27.º)
IDH (2012)0,885 (23.º) – muito elevado
Gini (2005)32
MoedaEuro² (EUR)
Fuso horárioCET3 (UTC+1)
 - Verão (DST)CEST (UTC+2)
ClimaMediterrânico e Oceânico
Org. internacionaisONUOCDEUE,OTANUnião LatinaG-20 (convidado permanente).
Cód. ISOESP
Cód. Internet.es
Cód. telef.+34
Website governamentalwww.la-moncloa.es

Mapa de Espanha
¹ Os idiomas co-oficiais são oficiais nas seguintes Comunidades autónomas: o catalão na CatalunhaIlhas Baleares, e na Comunidade Valenciana (nesta última é chamado de valenciano), o galego na Galiza, o basco no País Basco e parte de Navarra, o aranês na comarca do Vale de Arão (província de Lérida).
² Antes da adoção do Euro, a moeda era a Peseta.
3 Nas Ilhas Canárias, o fuso horário é 0 UTC.
http://f.i.uol.com.br/folha/esporte/images/13288440.jpeg
Até 2008, a seleção espanhola era tida com respeito pelos rivais por sua história e força no futebol, mas não era tão levada a sério por conta da fama de sempre perderem antes da Final. Seu único troféu era a Euro de 64 e sua melhor Copa a de 50. A geração tik taka mudou a história do futebol espanhol. Com um toque de bola envolvente, muita posse de bola e eficiência ofensiva, venceu a Euro 2008 e 2012 e chegou ao tão sonhado título mundial em 2010. Agora considerada uma potência, a Espanha impõe medo em todos os rivais, inclusive nos grandes campeões mundiais

Campanha nas Eliminatórias

Grupo I
SeleçãoPtsJVEDGPGCSG
Flag of Spain.svg Espanha208620143+11
Bandeira da França França178521156+9
Flag of Finland.svg Finlândia9823359–4
Flag of Georgia.svg Geórgia58125310–7
Flag of Belarus.svg Bielorrússia48116716–9
ESPFRABLRGEOFIN
Espanha1–12–12–01–1
França0–13–13–13–0
Bielorrússia0–42–42–01–1
Geórgia0–10–01–00–1
Finlândia0–20–11–01–1
A Espanha na Copa

Spain

Os campeões ficaram no grupo B e estreiam contra a Holanda, na repetição da Final de 2010. Depois pegam o Chile e a Austrália. Precisam tomar cuidado, principalmente nos dois primeiros jogos, para não serem surpreendidos. Podem encarar o Brasil já nas oitavas.

Os Jogos


O elenco

Muitos jogadores de 2010 seguem no time, mas algumas baixas são sentidas, como a de Puyol e Victor Valdéz. Iniesta e Xavi seguem como grandes nomes. No ataque, Villa não é o mesmo de quatro anos atrás e Torres também está a desejar. A salvação pode ser o brasileiro naturalizado Diego Costa, que luta contra uma contusão para ir à Copa.

 #Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
GKIker Casillas c )20 de maio de 1981 (33 anos)1530Espanha Real Madrid
GKPepe Reina31 de agosto de 1982 (31 anos)300Itália Napoli
GKDavid de Gea07 novembro de 1990 (23 anos)00Inglaterra Manchester United
DFSergio Ramos30 março, 1986 (28 anos)1159Espanha Real Madrid
DFGerard Piqué02 de fevereiro de 1987 (27 anos)594Espanha Barcelona
DFRaúl Albiol4 de setembro de 1985 (28 anos)450Itália Napoli
DFJordi Alba21 de março de 1989 (25 anos)255Espanha Barcelona
DFJavi Martínez02 de setembro de 1988 (25 anos)150Alemanha Bayern de Munique
DFJuanfran09 de janeiro de 1985 (29 anos)61Espanha Atlético Madrid
DFCésar Azpilicueta28 de agosto de 1989 (24 anos)50Inglaterra Chelsea
DFAlberto Moreno05 julho de 1992 (21 anos)20Espanha Sevilla
DFDani Carvajal11 de janeiro de 1992 (22 anos)00Espanha Real Madrid
MFXavi Hernández25 jan 1980 (34 anos)13013Espanha Barcelona
MFXabi Alonso25 de novembro de 1981 (32 anos)10915Espanha Real Madrid
MFAndrés Iniesta11 maio de 1984 (30 anos)9411Espanha Barcelona
MFCesc Fàbregas4 Maio 1987 (27 anos)8713Espanha Barcelona
MFDavid Silva8 de janeiro de 1986 (28 anos)7820Inglaterra Manchester City
MFSergio Busquets16 de julho de 1988 (25 anos)630Espanha Barcelona
MFSanti Cazorla13 de dezembro de 1984 (29 anos)6110Inglaterra Arsenal
MFJesús Navas21 de novembro de 1985 (28 anos)343Inglaterra Manchester City
MFJuan Mata28 de abril de 1988 (26 anos)319Inglaterra Manchester United
MFKoke08 janeiro de 1992 (22 anos)70Espanha Atlético Madrid
MFAnder Iturraspe08 de março de 1989 (25 anos)00Espanha Athletic Bilbao
FWFernando Torres20 de março de 1984 (30 anos)10636Inglaterra Chelsea
FWDavid Villa03 de dezembro de 1981 (32 anos)9456Espanha Atlético Madrid
FWPedro Rodríguez28 de julho de 1987 (26 anos)3714Espanha Barcelona
FWFernando Llorente26 fevereiro de 1985 (29 anos)237Itália Juventus
FWÁlvaro Negredo20 de agosto de 1985 (28 anos)2010Inglaterra Manchester City
FWDiego Costa7 outubro de 1988 (25 anos)10Espanha Atlético Madrid
FWGerard Deulofeu13 de março de 1994 (20 anos)00Espanha Barcelona
O técnico


Del Bosque surgiu para o mundo como treinador do Real Madrid em entre 99 e 2002, quando venceu duas Ligas dos Campeões. Depois andou sumido e em 2008 foi lembrado para assumir o time que acabava de vencer a Euro 2008. Sem mudanças drásticas, manteve o estilo e levou a equipe ao título da Copa do Mundo e novamente da Euro. Seu principal desafio para a Copa 2014 é ajeitar o ataque, já que nenhum homem gol de seu time atravessa boa fase. Foi obrigado a recorrer ao naturalizado Diego Costa, mas uma contusão pode forçar a rever seus planos.

Sedes da Copa


A Copa de 2014 nem começou, mas na Rússia, a preparação para Copa já está a todo o vapor. Escolhida em dois de dezembro de 2010 como sede do mundial, o país está tendo oito anos para se preparar. E até agora vem fazendo isso bem.

Após ganhar a concorrência contra Inglaterra, Bélgica e Holanda e Portugal e Espanha, os russo já começaram as obras. Ao todo, 12 estádios em 11 cidades serão utilizados. Das 12 arenas, três já estão prontas: O estádio de Luzhniki, em Moscou e as arenas de Kazan e Sochi, que tiveram suas construções antecipadas por conta dos Jogos da Universíade e das Olimpíadas de Inverno que as cidades sediaram.

O Estádio de São Petesburgo deve ser o próximo a ficar pronto. Já as demais sedes receberam estádios novos. Como o dinheiro não é problema na Rússia, por causa dos petroleiros, tudo deve estar pronto até o fim de 2017, como deseja a FIFA.

Veja os projetos dos estádios de cada cidade e seus posters:

Official PosterRussia's World Cup: sport

Official PosterRussia's World Cup: sport

Official PosterRussia's World Cup: sport

Official PosterRussia's World Cup: sportRussia's World Cup: sport

Official PosterRussia's World Cup: sport

Official PosterRussia's World Cup: sport

Official PosterRussia's World Cup: sport

Official PosterRussia's World Cup: world cup

Official PosterRussia's World Cup: sport

Official PosterRussia's World Cup: sport

Official PosterRussia's World Cup: sport


Muito bem, agora falta apenas 1 Capítulo. Já começa a bater a tristeza com o fim desse especial :'( . Obrigado mais uma vez e até a próxima.



0 comentários: