sexta-feira, maio 23, 2014 | | By: Luis Ventura

+Esporte e a Copa do Mundo no país do futebol - Capítulo 9



Olá galera do +Esporte! Em nossa nona viagem pelo mundo das Copas desembarcaremos na Itália, para o Mundial de 90, que acabou não sendo bom nem para o Brasil, nem para aqueles que gostam de gols. Junto com essa história, conheceremos mais sobre o grande nome desta Copa, o camaronês Roger Milla, o que as seleções de Holanda e Portugal preparam para a Copa de 2014 e terminaremos visitando Salvador.

A décima quarta Copa do Mundo: Itália 1990



Após definir várias sedes de Copas no congresso de 66, a FIFA, já sob o comando de Havelange, precisava, nos anos 80, escolher a sede da Copa de 90. No primeiro momento, se candidataram para receber a Copa Grécia, Inglaterra, Itália e União Soviética. Porém, apenas as duas últimas chegaram para a escolha definitiva em 19 de maio de 1984, em Zurique. Nessa época, a FIFA já tinha resolvido os problemas da indefinição da sede da Copa de 86, e querendo não repetir os problemas, optou pela Itália, que economicamente estava num bom momento, como o futebol local sendo o que pagava os melhores salários da época, deixando de lado a União Soviética, que iniciava sua descendente que culminaria com o fim do regime socialista e a dissolução do país, ocorrida pouco antes de 1990. Ou seja, a FIFA evitou novamente um dor de cabeça se tivesse optado pelos soviéticos.

Com seis anos de preparação, a Itália montou um Comitê Organizador, presidido por Franco Ferrara e Luca de Montezemolo (hoje presidente da Ferrari). De forma profissional foi realizando tudo: definição das estratégias de marketing, a escolha das cidades sedes e as obras necessárias. Sem nenhum problema a Itália estava pronta para receber a Copa.

O regulamento de 86 foi mantido e entre a surpresa do mundial acabou sendo a eliminação da França ainda nas eliminatórias. Houve também novidades, como a Costa Rica, que se aproveitou da punição que o México recebeu por usar jogadores irregulares no mundial sub-20 e ficou com uma das vagas da Concacaf. Pela Europa, a Irlanda pela primeira vez se classificou, assim como os Emirados Árabes, pela Ásia.

Após longo intervalo, alguns países voltaram à Copa, como o Egito (desde 34), a Colômbia (desde 62), a Romênia (desde 70) e o anfitrião da Copa seguinte, os Estados Unidos, fora desde 1950.


O Brasil chegou a Copa sem problemas (na teoria). Em 89, Ricardo Teixeira assumiu a CBF e com a fama de não entender nada de futebol, escolheu como seu técnico Sebastião Lazaroni, um técnico sem um grande currículo, que trocou o recém fundado Paraná pelo posto de técnico da seleção tricampeã.

Ao assumir, falou que iria inovar e optou por abrir mão das tradições do futebol brasileiro, implementando um estilo de jogo de força e condicionamento físico, e como exemplo citou Dunga (nascia a expressão "Era Dunga"), e utilizou o esquema com líbero, algo inédito no Brasil. Assim, foi campeão da Copa América em casa e foi para as eliminatórias com a classificação no papo, diante de Venezuela e Chile.

Com a Venezuela foi tudo tranquilo. Contra o Chile a coisa complicou. Em Santiago, um jogo catimbado, que teve expulsão de Romário antes mesmo do jogo começar, terminou empatado. No jogo final, no Maracanã, o Brasil jogava por novo empate e fez 1 a 0 com Careca. No segundo tempo, um sinalizador foi jogado no campo perto do goleiro do Chile, Roberto Rojas, que com uma lâmina, simulou um ferimento. Os chilenos, alegando insegurança, deixaram o campo e o Brasil corria risco de ficar fora da Copa por isso. Descobriram a farsa e uma semana depois confirmaram a vaga Brasileira e a punição para o Chile, excluído de competições por 4 anos.




Na preparação, já na Itália, o Brasil deu o vexame de perder um amistoso contra o combinado da Úmbria, colocando em xeque a confiança na equipe de Lazaroni.



Não deu outra. Mais preocupado em defender do que em atacar, o time venceu no sufoco adversários não tão complicados, como Suécia (2x1), Costa Rica (1x0) e Escócia (1x0). Lazaroni estava satisfeito, pois os resultados vieram.



Nos outros grupos, a grande surpresa ficou no Grupo B. Atual campeã, a Argentina estreou contra Camarões e seu favoritismo era grande. Mas em campo, a equipe de Bilardo não jogou nada e em uma falha de Pumpido, Omam-Biyiki fez o gol da vitória.



No segundo jogo, Camarões venceu a Romênia por 2 a 1 e garantiu sua vaga na próxima fase, com destaque para Roger Milla, aos 38 anos, se tornando o mais velho a marcar em Copas.

Já a Argentina, contou com a mão de Maradona novamente (desta vez evitando um gol) para vencer a União Soviética.



Na Rodada final, a Romênia tinha a vantagem do empate para terminar na frente da Argentina e ele aconteceu. Em terceiro, os atuais campeões precisavam ficar entre os melhores terceiros para passar. Conseguiram.

Nas oitavas, enfrentariam o Brasil. Nosso time era favorito, poisem Copas, nunca tinha perdido da Argentina e no duelo mais recente, na Copa América de 89, havíamos vencido. Durante o jogo, o Brasil dominou, teve várias chances, mas seus atacantes perderam todas. Como quem não faz toma, Maradona tratou de driblar a defesa brasileira e servir Caniggia, que driblou Taffarel e decretou o fim da "Era Dunga".



Mesmo sem jogar bem, a Argentina seguiu avançando rumo ao tri graças ao goleiro Goycoechea. Ele foi o herói defendendo pênaltis contra a Iugoslávia e a Itália, classificando os hermanos para a final.

Ao time da casa, a perda do título foi um golpe grande. Mas, apesar de jogarem em casa, os italianos não estavam bem. Venceram seu jogos por placares magros e seu grande jogador foi Schillaci, um reserva que virou titular, mas que não tinha nenhuma técnica. Acabou como artilheiro da Copa com 6 gols.




A surpresa Camarões seguiu bem até as quartas. Passou pela Colômbia e contra a Inglaterra esteve na frente, mas dois pênaltis deram a vitória ao English Team, que encarou a Alemanha na semifinal.



A Alemanha era a única seleção que estava jogando para frente. Beckenbauer conseguiu remontar o time após a perda da final de 86. E se impondo sobre todos os adversários, chegou a final após bater a Inglaterra nos pênaltis.



Na decisão, os alemães dominaram o jogo. A Argentina, desfalcada, segurou até quando pode, tentando uma nova prorrogação ou disputa de pênaltis. Aos 39, Völler recebeu na área e foi derrubado. Na cobrança, Brehme fez o gol do título alemão. Era o tricampeonato de um país que disputou três finais seguidas e estava se reunificando. Beckenbauer se igualou à Zagallo e se tornou o segundo a ser campeão como técnico e jogador.



Craques da Copa

ROGER MILLA (CAM)

Para muitos, a Copa de 1990 foi a pior da história tecnicamente. Tanto que deu a oportunidade de um jogador de 38 anos ser o destaque dela.

Roger Milla já nem tinha tantas esperanças de ir à Copa, pois pela idade avançada e com a elevada qualidade física das seleções, seria difícil aguentar os jogos. Tanto que nem no álbum de figurinhas da Copa ele apareceu.

Sua amizade com o presidente do país, Paul Biya, garantiu sua ida à Copa. Milla iniciou como reserva, mas assim que entrou, contra a Romênia, mostrou que ainda poderia ser um craque e marcou os dois gols da vitória.

Diante da URSS, ninguém foi bem, mas contra a Colômbia, nas oitavas, ele voltou a mostrar suas garras marcando dois gols e levando o time à inédita quarta-de-final. Diante da Inglaterra, não marcou, mas saiu da Copa ovacionado e com o recorde de ser o jogador mais velho a marcar um gol em Copas.

Ele encerrou sua carreira em seguida, mas após Camarões se classificar para a Copa de 94, decidiu voltar e o presidente de novo deu um jeito de colocá-lo na seleção. Nos Estados Unidos, não fez muita coisa. Apenas um gol, que aumentou ainda mais seu recorde de jogador mais velho a marcar em Copas, agora com 42 anos.

Ficou conhecido por sua alegria na comemoração, onde dançava junto a bandeirinha de escanteio. Segundo ele, homenagem ao Brasileiro Careca e ao futebol brasileiro. Ele é o maior jogador africano do século 20.

Quiz da Copa

Como vimos a pouco, a Copa da Itália teve poucos gols e muitas disputas de pênaltis, inclusive nas duas semifinais. Desde a introdução dessa forma de desempate, quantas disputas de pênaltis já ocorreram na história da Copa? Daqui a pouco a resposta.

Antes, vamos abordar a evolução da tecnologia e regras na história das Copas. Sabemos que o pessoal da FIFA é reticente quanto à mudanças. O Mundial de 1990 marcou o fim de uma era no futebol. Por causa da baixa média de gols, a FIFA alterou drasticamente as regras do jogo. A fim de incentivar os times a ir ao ataque, a entidade alterou a pontuação das partidas. Vitória passou a valer 3 e não mais dois pontos. O empate seguiu valendo um e a derrota zero.

Outra mudança foi na regra do recuo. Antes, o goleiro podia pegar a bola recuada com os pés com a mão, mas não poderia dar mais que três passos com ela em posse. A nova regra aboliu a possibilidade de pegar o recuo feito com os pés com as mãos, mas permitiu ao goleiro, poder dar quantos passos quisesse estando com ela em mãos, desde que em até seis segundos devolvesse a bola em jogo.

A primeira grande novidade em Copas foi a utilização de números na camisa. a fim de facilitar a identificação dos jogadores por parte dos árbitros e também da imprensa, na Copa de 50.

Copa 70: a primeira dos cartões

Em 1970, houve a segunda grande novidade nas regras: a implantação dos cartões amarelo e vermelho, facilitando a comunicação entre árbitros e jogadores. Em 1970 também foi introduzida as substituições, duas por jogo para cada time. A regra foi alterada posteriormente, passando para três.

Por fim, tivemos nas regras como grande novidade, a disputa de pênaltis. Apesar da primeira decisão em Copas ocorrer apenas em 1982, ela já era prevista em regra desde 1978. Houve também o gol de ouro na prorrogação, que durou só duas Copas (1998 e 2002) e acabou sendo abortada.

Alemanha x França em 82: primeira disputa de pênaltis da história das Copas
Fora das linhas, tivemos outras novidades ao longo dos anos. A primeira transmissão de TV (1954), a primeira à Cores (1970), a primeira Copa em dois países (2002), entre outras.

Para 2014, a maior novidade será a introdução de uma tecnologia que vai verificar se a bola entrou ou não no gol em lances polêmicos. Testes foram feitos e a mesma será introduzida para valer na Copa.




Gráfico mostra como funciona a tecnologia do goal-line

Quiz da Copa

Já sabe a resposta: Quantas disputas de pênaltis já ocorreram na história da Copa?

A resposta correta é 22. Foram 22 disputas até hoje, em que 204 pênaltis foram cobrados, com 144 gols e 60 erros.

O Brasil participou de três destas. Em 1986, perdeu para a França. Em 1994, venceu a Itália para ficar com o tetra e em 1998, bateu a Holanda para chegar à final.

A Alemanha, Itália, França e Argentina, com quatro participações, são os recordistas. A Alemanha é a única que nunca perdeu uma decisão de pênaltis na história.

Seleções da Copa

Portugal Portugal

Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)A Selecção
A Seleção 
A Seleção das Quinas
Os Navegadores
AssociaçãoFederação Portuguesa de Futebol
ConfederaçãoUEFA ( Europa )
TreinadorPaulo Bento
CapitãoCristiano Ronaldo
Mais JogosLuís Figo (127)
ArtilheiroCristiano Ronaldo (49)
Estádio PrincipalEstádio da Luz
Código FIFAPOR
Ranking FIFA3
Melhor posição no ranking da FIFA(maio-junho de 2010, outubro de 2012, abril 2014)
Menor Ranking FIFA43 (Agosto de 1998)
Elo classificação8
Melhor posição no ranking Elo(Junho de 2006)
Menor classificação Elo45
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro jogo internacional
 Espanha 3-1 Portugal Portugal ( Madrid , Espanha; 18 de dezembro de 1921)
Maior vitória
PortugalPortugal 8-0 Liechtenstein 
Lisboa , Portugal , 18 Novembro de 1994)
Portugal Portugal 8-0 Liechtenstein  
Coimbra , Portugal, 9 Junho de 1999)
Portugal Portugal 8-0 Kuwait 
LeiriaPortugal , 19 Novembro de 2003)
  
Maior derrota
PortugalPortugal 0-10 Inglaterra 
Lisboa , Portugal ; 25 de maio de 1947)
Copa do mundo
Aparições6 ( primeira em 1966 )
Melhor resultadoTerceiro lugar, 1966
Campeonato da Europa
Aparições6 ( primeira em 1984 )
Melhor resultadovice, 2004
Portugal
República Portuguesa
Bandeira de Portugal
Selo da República Portuguesa
BandeiraBrasão de armas
Hino nacionalA Portuguesa
GentílicoPortuguês, portuguesa

Localização de Portugal

Localização de Portugal (em verde escuro)
Na União Europeia (em verde claro)
No continente europeu (Em verde e cinza escuro)
CapitalLisboa
Cidade mais populosaLisboa
(Pop. 2004: 564 657)
Área Metropolitana (Pop. 2006: 2 465 233)
Língua oficialPortuguês
GovernoRepública
constitucional unitária
semipresidencialista
 - Presidentenota 2Aníbal Cavaco Silva
 - Presidente da Assembleia da RepúblicaAssunção Esteves
 - Primeiro-ministroPedro Passos Coelho
Formação1093 d.C. 
 - Independêncianota 31139 
 - Reconhecida1143 
 - Reconhecida1179 
Entrada na UE1 de janeiro de 1986
Área
 - Total92 090 km² (109.º)
 - Água (%)0,48
 FronteiraEspanha e Oceano Atlântico
População
 - Estimativa de 201210 487 289 hab. 
 - Censo de 201110 562 178 hab. 
 - Densidade115,3 hab./km² (87.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2012
 - TotalUS$ 244,348 mil milhões (50.º)
 - Per capitaUS$ 23 047  (45.º)
PIB (nominal)Estimativa de 2012
 - TotalUS$ 212,446 mil milhões (46.º)
 - Per capitaUS$ 20 038  (39.º)
IDH (2012)0,816 (43.º) – muito elevado7
Gini (2009)33.7
MoedaEuro (EUR)
Fuso horárioWETnota 5 (UTC−1 a 0)
 - Verão (DST)WEST (UTC+1)
nota 6
ClimaTemperado Mediterrânico (Portugal Continental e Madeira)
e Temperado Oceânico (Açores)
Org. internacionaisUENATOFMIOCDE,OEIUnião Latina,CPLP
Cód. ISOPRT
Cód. Internet.pt
Cód. telef.+351
Website governamentalwww.portugal.gov.pt

Mapa de Portugal
AnoFasePosiçãoJVEDGPGC
Uruguai 1930Não Entrou-------
Itália 1934Não se qualificou-------
França 1938Não se qualificou-------
Brasil 1950Não se qualificou-------
Suíça 1954Não se qualificou-------
Suécia 1958Não se qualificou-------
Chile 1962Não se qualificou-------
Inglaterra 1966Terceiro Lugar36501178
México 1970Não se qualificou-------
Alemanha 1974Não se qualificou-------
Argentina 1978Não se qualificou-------
Espanha 1982Não se qualificou-------
México 1986Primeira Fase17310224
Itália 1990Não se qualificou-------
Estados Unidos 1994Não se qualificou-------
França 1998Não se qualificou-------
Coreia do SulJapão 2002Primeira Fase21310264
Alemanha 2006Quarto Lugar4741275
África do Sul 2010Oitavos de Final11412171
Brasil 2014Classificado
Rússia 2018
Catar 2022
Total6/1918/762312383922
Apenas a partir dos anos 2000 a seleção portuguesa passou a ter destaque no futebol mundial. Antes disso, vivia da campanha de 66, comandados por Eusébio. A geração de Figo, Pauleta e agora Cristiano Ronaldo deram novo status ao time nacional, que passou de seleção modesta a adversário temido. Em 2014, alcança sua quarta Copa seguida e contando com o melhor jogador do mundo em 2013, Cristiano Ronaldo, espera alcançar o seu melhor resultado na história.

Campanha nas eliminatórias

Grupo F
SeleçãoPtsJVEDGPGCSG
Flag of Russia.svg Rússia2210712205+15
Flag of Portugal.svg Portugal2110631209+11
Flag of Israel.svg Israel14103521914+5
Flag of Azerbaijan.svg Azerbaijão910163711–4
Bandeira da Irlanda do Norte Irlanda do Norte710145917–8
Flag of Luxembourg.svg Luxemburgo610136726–19
PORRUSISRNIRAZELUX
Portugal1–01–11–13–03–0
Rússia1–03–12–01–04–1
Israel3–30–41–11–13–0
Irlanda do Norte2–41–00–21–11–1
Azerbaijão0–21–11–12–01–1
Luxemburgo1–20–40–63–20–0
Repescagem
Portugal Flag of Portugal.svg4–2Flag of Sweden.svg Suécia1–03–2
Portugal na Copa

Portugal

A equipe está no grupo G, junto com Alemanha, Gana e Estados Unidos. Se Cristiano Ronaldo brilhar, o time passa de fase. Se não, pode ficar na primeira fase, já que africanos e americanos tem bons times.

Os Jogos


O elenco

Portugal já teve times melhores em outras Copas. Só que desta vez, tem seu principal jogador na melhor fase de sua carreira: Cristiano Ronaldo. Os coadjuvantes são Hélder Postiga, da Lazio, Nani, do Manchester United, e João Moutinho do Monaco. Uma boa atuação deles pode aumentar as chances de Portugal.

 #Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
1GKEduardo19 de setembro de 1982 (31 anos)320Portugal Braga
12GKRui Patrício15 de fevereiro de 1988 (26 anos)290Portugal Esportivo
22GKBeto1 de maio de 1982 (32 anos)60Espanha Sevilla
2DFBruno Alves27 de novembro de 1981 (32 anos)7010Turquia Fenerbahçe
3DFPepe26 de fevereiro de 1983 (31 anos)573Espanha Real Madrid
5DFFábio Coentrão11 março de 1988 (26 anos)433Espanha Real Madrid
21DFJoão Pereira25 fevereiro de 1984 (30 anos)340Espanha Valencia
13DFRicardo Costa16 maio de 1981 (33 anos)161Espanha Valencia
14DFLuís Neto26 de maio de 1988 (25 anos)60Rússia Zenit São Petersburgo
19DFAndré Almeida10 de setembro de 1990 (23 anos)20Portugal Benfica
16MFRaul Meireles17 de março de 1983 (31 anos)7310Turquia Fenerbahçe
17MFNani17 novembro de 1986 (27 anos)7214Inglaterra Manchester United
8MFJoão Moutinho08 de setembro de 1986 (27 anos)662Mônaco Mônaco
4MFMiguel Veloso11 maio, 1986 (28 anos)462Ucrânia Dynamo Kyiv
18MFSilvestre Varela02 de fevereiro de 1985 (29 anos)214Portugal Porto
10MFRúben Amorim27 de janeiro de 1985 (29 anos)100Portugal Benfica
11MFVieirinha24 de janeiro de 1986 (28 anos)60Alemanha Wolfsburg
6MFWilliam Carvalho07 abril de 1992 (22 anos)20Portugal Esportivo
15MFRafa Silva17 de maio de 1993 (21 anos)10Portugal Braga
7FWCristiano Ronaldo ( Capitão )05 de fevereiro de 1985 (29 anos)11049Espanha Real Madrid
23FWHélder Postiga02 de agosto de 1982 (31 anos)6627Itália Lazio
9FWHugo Almeida23 maio de 1984 (30 anos)5317Turquia Beşiktaş
20FWÉder22 dez 1987 (26 anos)60Portugal Braga
O técnico


Ex-jogador da seleção na Copa de 2002, Paulo Bento conseguiu dar nova cara ao time que dirige desde 2010. A boa campanha na Euro, chegando nas semifinais após sair de um grupo complicado na primeira fase mostrou isso. O problema é que sua equipe é muito dependente de Cristiano Ronaldo, que chegará a Copa muito carregado pelo fato do Real Madrid fazer a final da Liga dos Campeões. Sua tarefa como gestor dos jogadores é deixar Cristiano Ronaldo pronto para brilhar na Copa e fazer a diferença para seu time.

Holanda Holanda

Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)Oranje
Holanda
Clockwork Orange
The Flying holandeses 
AssociaçãoKoninklijke Nederlandse Voetbalbond (KNVB)
ConfederaçãoUEFA (Europa)
TreinadorLouis van Gaal
Treinador AsstDanny Blind 
Patrick Kluivert
CapitãoRobin van Persie
A maioria dastampasEdwin van der Sar (130)
ArtilheiroRobin van Persie (42)
Início estádioAmsterdam Arena (52.500) De Kuip (51.137)
Código FIFANED
Ranking FIFA15
Melhor posição no ranking da FIFA1  (agosto de 2011 - setembro de 2011)
Menor Ranking FIFA25 (Maio de 1998)
Elo classificação5
Melhor posição no ranking Elo(Mar 1911 - março 1912, Jun 1912, agosto 1920;. junho 1978, junho 1988 - junho 1990, Jun-setembro 1992, junho 2002, Jun-Set 2003 Out 2005, Jun 2008, Jul 2010)
Menor classificação Elo56 (outubro de 1954)
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro jogo internacional
 Bélgica 1-4 Holanda Holanda ( Antuérpia , Bélgica, 30 de abril de 1905)
Maior vitória
HolandaHolanda 11-0 San Marino 
Eindhoven , Holanda , 2 de setembro de 2011)
Maior derrota
Inglaterra Inglaterra Am. 12-2 Holanda Holanda
( Darlington ,Inglaterra ; 21 de dezembro de 1907)
Copa do mundo
Aparições9 ( primeira em 1934 )
Melhor resultadoVice em 1974 , 1978 e 2010
Campeonato da Europa
Aparições9 ( primeira em 1976 )
Melhor resultadoVencedores, 1988
Nederland
Países Baixos
Bandeira dos Países Baixos
Brasão de armas
BandeiraBrasão de armas
Lema"Ik zal handhaven" (neerlandês)
Je maintiendrai (francês)
("Eu manterei")
Hino nacionalHet Wilhelmus
Gentíliconeerlandês ou holandês

Localização dos {{{nome_pt}}}

Localização dos Países Baixos (em vermelho)
No continente europeu (em cinza)
Na União Europeia (em branco)
BES islands location map.svg
Localização dos Países Baixos Caribenhos (em verde) no Caribe (em cinza).
CapitalAmsterdã¹
Cidade mais populosaAmesterdão
Língua oficialNeerlandês²
GovernoMonarquia constitucional
 - MonarcaGuilherme Alexandre
 - Primeiro-ministroMark Rutte
 - Vice-primeiro-ministroLodewijk Asscher
Independênciada Espanha 
 - Declarada26 de julho de 1581(432 anos
 - Reconhecida30 de janeiro de 1648(366 anos
Entrada na UE25 de março de 1957(membro co-fundador)
Área
 - Total41 528 km² (131.º)
 - Água (%)18,41
 FronteiraAlemanha e Bélgica
População
 - Estimativa de 200716 570 613 hab. (61.º)
 - Censo 201318 105 285 hab. 
 - Densidade395 hab./km² (23.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 876,895 bilhões (21.º)
 - Per capitaUS$ 40 764  (8.º)
PIB (nominal)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 983,293 bilhões (16.º)
 - Per capitaUS$ 47 172  (9.º)
IDH (2012)0,921 (4.º) – muito elevado
Gini (2009)30,9
MoedaEuro3 (EUR)
Fuso horárioCET (UTC+1)
 - Verão (DST)CEST (UTC+2)
ClimaTemperado Marítimo ouTemperado Oceânico
Org. internacionaisONU (OMC), UE
Cód. ISONLD
Cód. Internet.nl4
Cód. telef.+31
Website governamentalwww.regering.nl

Mapa dos {{{nome_pt}}}
1. A Haia é a sede do governo.
2. Frísio na Frísia
Limburgio no Limburgo
Baixo saxão na Groninga, Frísia, DrenteOverijssel, e Guéldria são línguas oficialmente reconhecidas e protegidas como minoritárias pela União Europeia.
3. Antes de 2002: Florim neerlandês (Nederlandse gulden).
4. O domínio de topo .eu também é utilizado, compartilhado com outros Estados-membros da União Europeia.
Desempenho na Copa do Mundo
AnoFasePosiçãoJVEDGPGC
Uruguai 1930não disputou-------
Flag of Italy (1861-1946).svg 19341ª fase11/16100123
França 1938Oitavas-de-Final13/16100106
Brasil 1950não disputou-------
Suíça 1954não se classificou-------
Suécia 1958não se classificou-------
Chile 1962não disputou-------
Inglaterra 1966não se classificou-------
México 1970não se classificou-------
Alemanha 1974Vice-campeão2/167511153
Argentina 1978Vice-campeão2/1673221510
Espanha 1982não se classificou-------
México 1986não se classificou-------
Itália 1990Oitavas-de-final14/24403134
Estados Unidos 1994Quartas-de-final7/24530286
França 1998Semi-finais4/327331137
Coreia do SulJapão 2002não se classificou-------
Alemanha 2006Oitavas-de-final11/32421132
África do Sul 2010Vice-campeão2/327601126
Brasil 2014Classificada
Total10/208/76432210117244

A Holanda surgiu para o futebol mundial em 74, após boa campanha do carrossel no mundial da Alemanha. Apesar de algumas derrapadas (como as não classificações para 82, 86 e 2002), eles se firmaram como uma das forças mundiais. Em 210, o título de novo passou perto, com seu terceiro vice. Desta vez, no Brasil, o time chega nem tão badalado, mas também nem tão desacreditado. Todos sabem que a Holanda pode chegar à final de novo, porém, se isso não acontecer, não será uma surpresa também.

Campanha nas eliminatórias

Grupo D
SeleçãoPtsJVEDGPGCSG
Países Baixos Holanda2810910345+29
Flag of Romania.svg Romênia19106131912+7
Flag of Hungary.svg Hungria17105232120+1
Flag of Turkey.svg Turquia1610514169+7
Flag of Estonia.svg Estónia710217620–14
Flag of Andorra.svg Andorra0100010030–30
NEDTURHUNROUESTAND
Holanda2–08–14–03–03–0
Turquia0–21–10–13–05–0
Hungria1–43–12–25–12–0
Romênia1–40–23–02–04–0
Estônia2–20–20–10–22–0
Andorra0–20–20–50–40–1
A Holanda na Copa

Netherlands

O time está no grupo B e de cara reedita a final de 2010 contra a Espanha. Depois encara Austrália e Chile, como favoritos para passarem de fase e encarar, quem sabe, o Brasil nas oitavas.

Os Jogos


O elenco

Muitos jogadores de 2010 foram mantidos. Os destaques continuam sendo Sneijder, do Galatasaray, Van Persie, do Manchester United, e Robben, do Bayern de Munique. O problema é a juventude na defesa. A falta de experiência pode ser fatal nos momentos decisivos.

#Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
GKMichel Vorm20 outubro de 1983 (30 anos)140País de Gales Swansea City
GKJasper Cillessen22 de abril de 1989 (25 anos)60Holanda Ajax
GKTim Krul03 de abril de 1988 (26 anos)50Inglaterra Newcastle United
GKJeroen Zoet06 de janeiro de 1991 (23 anos)00Holanda PSV Eindhoven
DFRon Vlaar16 de fevereiro de 1985 (29 anos)221Inglaterra Aston Villa
DFDaryl Janmaat22 julho de 1989 (24 anos)140Holanda Feyenoord
DFDe Bruno Martins Indi08 de fevereiro de 1992 (22 anos)142Holanda Feyenoord
DFStefan de Vrij05 de fevereiro de 1992 (22 anos)100Holanda Feyenoord
DFPatrick van Aanholt29 de agosto de 1990 (23 anos)20Holanda Vitesse Arnhem
DFJoël Veltman15 de janeiro de 1992 (22 anos)20Holanda Ajax
DFPaul Verhaegh01 de setembro de 1983 (30 anos)20Alemanha Augsburg
DFTerence Kongolo14 de fevereiro de 1994 (20 anos)10Holanda Feyenoord
DFKarim Rekik2 de dezembro de 1994 (19 anos)10Holanda PSV Eindhoven
MFWesley Sneijder9 de junho de 1984 (29 anos)9726Turquia Galatasaray
MFNigel de Jong13 de novembro de 1984 (29 anos)691Itália Milan
MFDaley Cegos9 de março de 1990 (24 anos)100Holanda Ajax
MFJonathan de Guzmán13 de setembro de 1987 (26 anos)90País de Gales Swansea City
MFJordy Clasie27 junho de 1991 (22 anos)80Holanda Feyenoord
MFLeroy Fer5 de janeiro de 1990 (24 anos)50Inglaterra Norwich City
MFGeorginio Wijnaldum11 de novembro de 1990 (23 anos)41Holanda PSV Eindhoven
MFTonny Vilhena03 de janeiro de 1995 (19 anos)00Holanda Feyenoord
FWDirk Kuyt22 jul 1980 (33 anos)9824Turquia Fenerbahçe
FWRobin van Persie06 de agosto de 1983 (30 anos)8342Inglaterra Manchester United
FWArjen Robben23 de janeiro de 1984 (30 anos)7322Alemanha Bayern de Munique
FWKlaas-Jan Huntelaar12 de agosto de 1983 (30 anos)6134Alemanha Schalke 04
FWJeremain Lens24 de novembro de 1987 (26 anos)207Ucrânia Dynamo Kyiv
FWMemphis Depay13 de fevereiro de 1994 (20 anos)50Holanda PSV Eindhoven
FWJean-Paul Boetius22 de março de 1994 (20 anos)10Holanda Feyenoord
FWQuincy Promes4 de janeiro de 1992 (22 anos)10Holanda Twente Enschede
O técnico


Louis Van Gaal é um treinador polêmico, mas competente. Ele montou o grande Ajax de 95. Depois no Barcelona, brigou com Rivaldo, o que gerou sua fama de não gostar de brasileiros. Depois, na sua primeira passagem na seleção, fracassou ao tentar levar o time para a Copa de 2002. Deu um tempo e após bom trabalho no pequeno AZ, foi para o Bayern de Munique. Em 2012 voltou à seleção, mas após a Copa irá para o Manchester United. Em campo, resta saber se ele será o técnico que fracassou em 2002 ou o que revolucionou no Ajax em 95.

Sedes da Copa


A primeira capital do Brasil não poderia ficar de fora da Copa. Rica em história e cultura, Salvador era uma das sedes garantidas mesmo antes da triagem feita pelo COL.

Pelourinho, Elevador Lacerda, Baía de Todos os Santos, Farol da Barra, Dique de Tororó, Olodum e Igreja do senhor do Bonfim são alguns dos pontos obrigatórios a se visitar por lá.

A cidade tem cerca de 2,6 milhões de habitantes, que tratam muito bem todos os seus visitantes. Aproveite sua visita e não deixe de provar o famoso Acarajé.


Futebolisticamente, Salvador é marcada pela rivalidade Vitória e Bahia. A Fonte Nova sempre foi o palco desse clássico, mas após um acidente que matou 7 pessoas, quando um buraco se abriu num pedaço da arquibancada do estádio, interditou o palco. A Copa de 2014 foi importante para que a reforma que a Fonte Nova precisava acontecesse. O estádio foi demolido e um moderno, com arquitetura similar foi construído por cerca de 591 milhões de reais.

Ele será a casa do Bahia após a Copa. O Vitória seguirá jogando no Barradão, enquanto o estádio de Pituaçu, o substituto da Fonte Nova até então, ficará para times pequenos da cidade.

Portal da Copa#


Acabou o episódio 9. Logo mais chegaremos com o 10. Aguardem. Obrigado e até mais.

1 comentários:

wadellwadman disse...

Harrah's Atlantic City - MapyRO
Information and reviews for 울산광역 출장안마 Harrah's Atlantic 순천 출장마사지 City, Atlantic 창원 출장샵 City, including real guest reviews, photos, location 양산 출장마사지 maps, 경주 출장안마 Map View 777 Harrahs Blvd Atlantic City, NJ 08401.