domingo, maio 25, 2014 | | By: Luis Ventura

+Esporte e a Copa do Mundo no país do futebol - Capítulo 10



Olá galera do +Esporte! Chegamos ao décimo capítulo de nosso especial e a vez de falar da Copa de 94 e do tão aguardado Tetra. Junto com essa jornada, apresentaremos um pouco da carreira do herói dessa conquista: Romário, os árbitros, a seleção italiana e a cidade de Belo Horizonte. Venha que já vai começar.

A décima quinta Copa do Mundo: Estados Unidos 1994



O desejo dos americanos de sediar a Copa do Mundo era grande. Em 1983 já haviam se colocado a disposição para receber a Copa de 86, mas não foram levados à sério. Com o rodízio de continentes, a próxima chance era a edição de 1994.

Sem ter o soccer como esporte popular, a estratégia da federação americana era utilizar a Copa para isso. E para receber a Copa, contava com a estrutura do football para convencer a FIFA. Na corrida entraram Brasil e Marrocos. Os marroquinos não gozavam de muita estrutura para receber uma Copa e a FIFA ainda via com ceticismo um torneio fora do eixo América-Europa. 


Já o Brasil tinha o apelo de ser tricampeão, o país do futebol, mas vivia duas situações que iam contra: a recente volta a democracia e problemas econômicos, que poderiam ser um empecilho para o segundo problema: estádios velhos e claramente caindo ao pedaços.

Com a condição da federação americana criar uma liga profissional, a FIFA concedeu em 4 de Julho de 1988 (curiosamente a data da independência americana) a sede da Copa de 94 para eles.


Sendo um país rico, os americanos não tiveram problemas para fazer a Copa. Estádios da NFL foram utilizados, com algumas adaptações. Pela primeira vez, a Copa teve um estádio coberto (o Pontiac Silverdome, do Detroit Lions).

O grande problema da Copa acabou sendo o calor. Em pleno verão, muitas sedes tiveram temperaturas na casa dos 40 graus (como Los Angeles, San Francisco, Dallas e Orlando). E por conta do fuso com a Europa, algumas seleções tiveram que jogar em pleno meio dia.


Fora isso, a Copa foi um sucesso, com média de 69 mil torcedores por jogo, quebrando o recorde da Copa de 66.

Após o fracasso em 90 (terceira pior campanha do Brasil na história), a seleção mudou. O ex-jogador Falcão foi chamado para promover uma renovação no time e assim fez. Mas os resultados não vieram e ele foi mandado embora. Na época, haviam poucas opções. Os técnicos consagrados dos anos 70 e 80 tinham se aposentado e nome da vez era Telê Santana. Mas sua fama de pé frio, após as derrotas de 82 e 86 o afastaram da seleção. A aposta foi no retorno da Carlos Alberto Parreira, que após uma passagem no oriente médio com Kuwait e Emirados Árabes, voltou ao país e levou os pequenos Novorizontino, ao vice paulista, em 90, e  Bragantino, ao vice-brasileiro em 91.

Parreira já tinha tido uma passagem pela seleção em 84 e não tinha agradado. Desta vez, para lhe dar suporte colocaram como seu coordenador o tricampeão Mario Jorge Lobo Zagallo.


A nova trajetória de Parreira não começou bem. Na Copa América derrota para a Argentina nas quartas e nas eliminatórias, fez o Brasil conhecer sua primeira derrota na história, contra a Bolívia em La Paz por 2 a 0.



No returno, o Brasil iniciou jogando contra o Equador no Morumbi e ganhou de 2 a 0 sem brilho. Com a corda no pescoço, a seleção enfrentou a Bolívia em Recife precisando ganhar. O grupo se uniu em apoio ao técnico e criou o gesto de entrar em campo com as mãos dadas. Veio a goleada de 6 a 0. Após vencer a Venezuela em Belo Horizonte por 4 a 0, o Brasil ia para o último jogo podendo empatar com o Uruguai no Maracanã para ir a Copa.



A situação era igual a de 50 e os uruguaios se apegaram a isso para desestabilizar o Brasil. Nos bastidores, Romário era o grande nome do país, sendo artilheiro na Europa pelo Barcelona, mas uma briga com Zagallo o afastou da seleção. Necessitado, Parreira cedeu aos torcedores e chamou o baixinho.

E ele decidiu, fazendo 2 gols e colocando o Brasil na Copa de 94.



Entre os 24 classificados, além da ausência do Uruguai, se fez sentir também falta a Inglaterra e a França. A Argentina quase ficou fora. Tomou de 5 a 0 da Colômbia em Buenos Aires e foi para a repescagem. Maradona foi chamado de volta e o time passou pela Austrália após dois jogos.

Arábia Saudita, Grécia e Nigéria eram as novidades entre os classificados. Bolívia (fora desde 50), Noruega (fora desde 34), Suíça (fora desde 66) voltaram após longa ausência. México, Marrocos, Bulgária retornavam após um mundial fora.

A Copa começou com a Alemanha jogando com a Bolívia. o calor de Chicago castigou os campeões mundiais, mas eles venceram por 1 a 0. A primeira fase não teve muitas surpresas, mas momentos marcantes.

O primeiro foi o gol contra de Escobar, contra os EUA, que eliminaram a Colômbia. Na volta ao seu país, acabou assassinado por isso.



Também nesse jogo, um lance de bicicleta de Balboa ficou marcado pela beleza e pelo quase gol.


Mas teve dois golaços que ficaram para sempre. Primeiro o de Owairan, da Arábia Saudita, contra a Bélgica, lembrando o de Maradona em 86. 


O outro foi do Nigeriano Yekini. O gol nem foi tudo isso, mas a comemoração emocionante nas redes do primeiro gol de seu país em Copa ficou na história.


O Brasil na primeira fase passou bem. Tinha pela frente Rússia, Camarões e Suécia. Venceu fácil os russos por 2 a 0 e os camaroneses por 3 a 0. Diante da Suécia, veio o empate de 1 a 1, mas a sequencia da Copa mostraria que os suecos eram um time forte.





Nas oitavas de final, o Brasil enfrentou os Estados Unidos no dia da independência deles (4 de Julho). Patriotas como nunca, os americanos vieram com tudo e engrossaram o jogo. Leonardo complicou as coisas agredindo Tab Ramos e sendo expulso. Mas a dupla Romário e Bebeto definiu o 1 a 0 para nós.



Nesta fase, a surpresa foi a vitória da Romênia sobre a Argentina, que já sem Maradona não aguentou a bronca. Suécia e Bulgária também foram as surpresas na sequencia do torneio, ao lado dos gigantes Itália, Alemanha, Espanha e Holanda. Os jogos seriam Brasil x Holanda, Itália x Espanha, Alemanha x Bulgária, Suécia x Romênia.

A Itália fez um grande jogo contra a Espanha e foi a semifinal. A Suécia mostrou que tinha um grande time e bateu nos pênaltis a Romênia. Já a Alemanha não confirmou o favoritismo e perdeu para a Bulgária. Brasil e Holanda fizeram um dos jogos mais memoráveis daquela Copa. Após o 0 a 0 no primeiro tempo, o Brasil voltou e fez 2 a 0, com Romário e Bebeto, na famosa comemoração do embala neném. Em seguida, o Brasil relaxou e a Holanda empatou com Bergkamp e Winter.

Branco, que não estava 100% fisicamente e substituiu Leonardo suspenso, virou o herói. Ele cavou a falta que ele mesmo cobrou para dar a vaga na semifinal ao Brasil.



Itália e Brasil eram favoritos nas semifinais contra Bulgária e Suécia. Porém, sofreram para confirmar isso. A Itália fez 2 a 1, mas perdeu seu grande jogador, Roberto Baggio, com lesão muscular. Já o Brasil teve as mesmas dificuldades da primeira fase e coube ao baixinho Romário, subir mais alto que os gigantes suecos para dar a vitória por 1 a 0.


Itália e Brasil foram a final. Assim como em 70, eles definiriam, desta vez, quem seria o primeiro tetracampeão da história. O jogo foi truncado mas o Brasil foi melhor em todos os momentos. A Itália sentiu o desgaste físico e claramente forçou a ida do jogo para a prorrogação e o os pênaltis. Pela primeira vez, uma Copa seria decidida nas penalidades máximas. E aí o melhor preparo do Brasil falou alto. Baresi, que fez uma cirurgia durante a Copa e conseguiu voltar e Roberto Baggio, ainda não 100% da lesão nas semifinais, erraram e o Brasil foi tetra.



Craques da Copa

ROMARIO (BRA)

Galvão Bueno disse após o gol de Romário na semifinal "Você pode estar levando o Brasil à final 24 anos depois". E ele fez mais. Não só levou à final, mas também ao título 24 anos depois. Romário começou sua carreira no Vasco e em 88, nas Olimpíadas de Seul, mostrou seu faro de artilheiro e quase levou o Brasil ao ouro. Uma fratura o atrapalhou na Copa de 90. Ele foi reserva no fiasco da Itália.

Com carreira sólida na Europa, pelo PSV e o Barcelona, ninguém entendia porque ele não era convocado para a seleção. Uma briga com Zagallo era o motivo disso. Com a corda no pescoço no último jogo das eliminatórias, ele e Parreira se renderam ao baixinho, que fez os dois gols contra o Uruguai. Nome certo na Copa, Romário deu show, marcou 5 gols e foi o melhor jogador da Copa, levando o Brasil ao tetra.

Romário queria levar o Brasil ao penta. Em 98, teve uma lesão à poucos dias da Copa. Sua recuperação o faria perder a primeira fase da Copa. Foi a chance que Zagallo teve de, uma vez por todas, tirar o baixinho de uma Copa. Ele não quis esperar e o cortou.

Romário seguiu fazendo gols atrás de gols pelo Flamengo e depois Vasco. Era o titular da seleção quando Felipão assumiu. Mas um desentendimento entre os dois após um jogo contra o Uruguai em Montevidéu, pela eliminatórias, fez com que ele não fosse mais chamado. Nem mesmo o risco de ficar fora da Copa fez o treinador mudar de ideia, apesar do apelo popular. O Brasil foi penta, Romário ficou fora e só voltou a seleção em 2005 para sua despedida oficial.

Quiz da Copa

Hoje a nossa pergunta é sobre árbitros. Quero saber se vocês sabem qual árbitro apitou mais partidas na história das Copas? Após conhecermos a seleção italiana, teremos a resposta.

 Itália

Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)Gli Azzurri , Azzurra
AssociaçãoFederazione Italiana Giuoco Calcio (FIGC)
ConfederaçãoUEFA (Europa)
TreinadorCesare Prandelli
CapitãoGianluigi Buffon
Mais JogosGianluigi Buffon (139)
ArtilheiroLuigi Riva (35)
Código FIFAITA
Ranking FIFA9
Melhor posição no ranking da FIFAnovembro de 1993, fevereiro de 2007,
abril-junho de 2007, 
setembro 2007 )
Menor Ranking FIFA16 abril de 1998, outubro 2010 )
Elo classificação11
Melhor posição no ranking Elojunho 1934 - março de 1940,
dezembro 1940 - Novembro de 1945,
julho-agosto 2006 )
Menor classificação Elo21 novembro 1959 )
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro internacional
 Itália 6-2 França 
Milão , Itália ; 15 de maio, 1910)
Maior vitória
 Itália 9-0 Estados Unidos 
Brentford , Inglaterra , 02 de agosto de 1948)
Maior derrota
 Hungria 7-1 Itália 
Budapeste , Hungria ; 06 de abril de 1924)
Copa do mundo
Aparições18 ( primeira em 1934 )
Melhor resultadoVencedores 1934 , 1938 , 1982 , 2006
Campeonato da Europa
Aparições8 ( primeira em 1968 )
Melhor resultadoVencedores, 1968
Copa das Confederações
Aparições2 ( primeiro em 2009 )
Melhor resultadoTerceiro lugar, 2013
Repubblica Italiana
República Italiana
Bandeira da Itália
Brasão das Armas da Itália
BandeiraBrasão de Armas
Hino nacionalIl canto degli Italiani (italiano)
Também conhecido como Fratelli d'Italia ou Inno di Mameli.

O canto dos italianos
GentílicoItaliano

Localização da Itália

Localização da Itália (em vermelho)
No continente europeu (em cinza)
Na União Europeia (em branco)
CapitalRoma
Cidade mais populosaRoma
Língua oficialItaliano¹
GovernoRepúblicaparlamentarista
 - PresidenteGiorgio Napolitano
 - Primeiro-ministroMatteo Renzi
Formação
 - Unificação17 de março de 1861(153 anos
 - República2 de junho de 1946(67 anos
Entrada na UE25 de março de 1957(membro co-fundador)
Área
 - Total301 230 km² (69.º)
 - Água (%)2,4
 FronteiraFrançaSuíçaÁustria,EslovéniaSão Marinho eCidade do Vaticano
População
 - Estimativa de 200960 303 800 hab. (23.º)
 - Censo 200157 110 144 hab. 
 - Densidade200,12 hab./km² (39.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 1,828 trilhão  (10.º)
 - Per capitaUS$ 30 165  (30.º)
PIB (nominal)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 2,245 trilhões  (8.º)
 - Per capitaUS$ 37 046 (24.º)
IDH (2012)0,912 (25.º) – muito elevado
Gini (2006)323
MoedaEuro² (EUR)
Fuso horárioCET (UTC+1)
 - Verão (DST)CEST (UTC+2)
ClimaMediterrânicoalpino econtinental
Org. internacionaisONUUECEOCDE,UEOG8
Cód. ISOITA
Cód. Internet.it ³
Cód. telef.+39
Website governamentalwww.italia.gov.it

Mapa da Itália
¹ alemão e ladino no Tirol do Sulesloveno no Friuli-Venezia Giulia e francês no Vale de Aosta.
² Antes de 1999Lira italiana
³ o domínio .eu também é utilizado juntamente com os outros Estados Membros da União Europeia.

Desempenho na Copa do Mundo
AnoFasePosiçãoJVE*DGPGC
Uruguai 1930Não participou-------
Flag of Italy (1861-1946).svg 1934Campeão1/165410123
França 1938Campeão1/15440115
Brasil 19501ª fase7/13143
Suíça 19541ª fase10/16310267
Suécia 1958Não se classificou-------
Chile 19621ª fase9/16311132
Inglaterra 19661ª fase9/16310222
México 1970Vice-campeão2/166321108
Alemanha 19741ª fase10/16311154
Argentina 19782ª fase4/16741296
Espanha 1982Campeão1/247430126
México 1986Oitavas-de-final12/24412156
Itália 1990Terceiro lugar3/247610102
Estados Unidos 1994Vice-campeão2/24742185
França 1998Quartas-de-final5/32532083
Coreia do SulJapão 2002Oitavas-de-final15/32411255
Alemanha 2006Campeão1/327520122
África do Sul 20101ª fase26/32302145
Brasil 2014Classificada
Total18/203/768044211512674

Tetracampeã mundial, a Itália é uma das equipes mais tradicionais do futebol. Sua história é repleta de glórias entre seleções e clubes. Alguns de seus jogadores, como Meazza, Rossi, Riva, Baggio estão entre os melhores de todos os tempos. Porém é inegável que há alguns anos o futebol do país caiu consideravelmente o nível. A eliminação na primeira fase da Copa de 2010, quando era a detentora do título, e a crise de seus clubes é um exemplo disso. O vice-campeonato da Euro 2012 tenta recolocar o futebol italiano nos trilhos para recuperar o terreno perdido para França e Espanha, especialmente.

Campanha nas eliminatórias



A Itália na Copa

Italy

A equipe está num dos grupos mais difíceis, o D, com Inglaterra, Urguai e Costa Rica. A ordem dos jogos também é difícil. Primeiro enfrenta a Inglaterra. Este será o jogo chave para as pretensões italianas.

Os Jogos


O elenco

Diferente de 2010, o time italiano renovou bastante, mas muitos jogadores já estão na casa entre 27 e 30 anos. Os veteranos Pirlo e Buffon continuam sendo os destaques do time que tem Mario Balotelli no ataque, como garoto gol e problema. Recentemente tem sido alvo de ofensas racistas e sempre tem perdido a cabeça e mostrado-se nervoso. Nesta convocação, as surpresas ficam pelo retorno de Cassano e pela chamada do brasileiro naturalizado Rômulo.

 #Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
GKGianluigi Buffon capitão )28 de janeiro de 1978 (36 anos)1390Itália Juventus
GKSalvatore Sirigu12 de janeiro de 1987 (27 anos)70França Paris Saint-Germain
GKMattia Perin10 de novembro de 1992 (21 anos)00Itália Genoa
GKAntonio Mirante08 de julho de 1983 (30 anos)00Itália Parma
DFGiorgio Chiellini14 de agosto de 1984 (29 anos)674Itália Juventus
DFAndrea Barzagli8 de maio de 1981 (33 anos)470Itália Juventus
DFLeonardo Bonucci01 de maio de 1987 (27 anos)352Itália Juventus
DFChristian Maggio11 fev 1982 (32 anos)340Itália Napoli
DFIgnazio Abate12 de novembro de 1986 (27 anos)181Itália Milan
DFAndrea Ranocchia16 fevereiro de 1988 (26 anos)120Itália Internazionale
DFMattia De Sciglio20 de outubro de 1992 (21 anos)90Itália Milan
DFManuel Pasqual13 de marco de 1982 (32 anos)50Itália Fiorentina
DFGabriel Paletta15 fevereiro de 1986 (28 anos)10Itália Parma
DFMatteo Darmian2 de dezembro de 1989 (24 anos)00Itália Torino
MFAndrea Pirlo19 mai 1979 (35 anos)10813Itália Juventus
MFDaniele De Rossi24 de julho de 1983 (30 anos)9315Itália Roma
MFRiccardo Montolivo18 de janeiro de 1985 (29 anos)572Itália Milan
MFClaudio Marchisio19 jan 1986 (28 anos)422Itália Juventus
MFAlberto Aquilani7 de julho de 1984 (29 anos)335Itália Fiorentina
MFThiago Motta28 de agosto de 1982 (31 anos)191França Paris Saint-Germain
MFAntonio Candreva28 de fevereiro de 1987 (27 anos)190Itália Lazio
MFMarco Verratti05 de novembro de 1992 (21 anos)41França Paris Saint-Germain
MFMarco Parolo25 de janeiro de 1985 (29 anos)20Itália Parma
MFRômulo22 de maio de 1987 (27 anos)00Itália Hellas Verona
FWAntonio Cassano12 de julho de 1982 (31 anos)3510Itália Parma
FWMario Balotelli12 agosto de 1990 (23 anos)2912Itália Milan
FWGiuseppe Rossi1 de fevereiro de 1987 (27 anos)297Itália Fiorentina
FWAlessio Cerci23 de julho de 1987 (26 anos)100Itália Torino
FWMattia Destro20 março de 1991 (23 anos)51Itália Roma
FWLorenzo Insigne04 de junho de 1991 (22 anos)41Itália Napoli
FWCiro Immobile20 de fevereiro de 1990 (24 anos)10Itália Torino

O técnico


Prandelli assumiu a seleção em 2010 após recolocar a Fiorentina entre os melhores da Itália (levando-os até as quartas da Liga dos Campeões). Fazendo a Itália apresentar um jogo consistente e renovando o time dentro do possível, conquistou o vice da Euro 2012. Seu trabalho é facilitado por usar a base da Juventus, especialmente na defesa. Tanto, que seu maior problema é encontrar o meio campo e ataque certo. Apenas Balotelli e Pirlo tem vagas garantidas do meio para frente.

Quiz da Copa

Já descobriu a resposta da nossa pergunta: Qual árbitro apitou mais partidas na história das Copas? 



A resposta é Benito Archundia, do México, Joel Quiniou, da França, e Jorge Larrionda, do Uruguai. Cada um apitou 8 jogos. Quiniou teve três Copas para isso (86, 90 e 94), enquanto Archundia e Larrionda tiveram só duas (2006 e 2010).



Até hoje 347 árbitros e 501 auxiliares já atuaram em Copas. O Brasileiro Carlos Eugênio Simon, com sete jogos, é o nosso árbitro que mais apitou e também o que foi a mais Copas (3), em 2002, 2006 e 2010.

Arnaldo Cézar Coelho em 1982 e Romualdo Arpi Filho, em 1986, são os brasileiros que arbitraram finais de Copa. Ao todo tivemos 13 árbitros em Copas.



Já entre os bandeiras, Hector Vergara, do Canadá, com 14 jogos, é o que mais atuou. Na história, o Brasil teve 16 bandeiras em Copas e os que mais atuaram são Paulo Jorge Alves, com cinco jogos em 1994, e Arnaldo Cézar Coelho, que também exercia a função e comandou cinco jogos durante as Copas de 78 e 82.

Para 2014, serão 25 trios de arbitragem de 43 países. Ao todo serão 75 nomes comandando os jogos. Pelo Brasil, estreia Sandro Meira Ricci, Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse.

Veja a lista


ConfederaçãoÁrbitroAssistentes
AFCRavshan Irmatov ( Uzbequistão )Abdukhamidullo Rasulov ( Uzbequistão )
Bahadyr Kochkarov ( Quirguistão )
Yuichi Nishimura ( Japão )Toru Sagara ( Japão )
Toshiyuki Nagi ( Japão )
Nawaf Shukralla ( Bahrain )Yaser Tulefat ( Bahrain )
Ebrahim Saleh ( Bahrain )
Ben Williams ( Austrália )Matthew Cream ( Austrália )
Hakan Anaz ( Austrália )
CAFNoumandiez Doué ( Costa do Marfim )Songuifolo Yeo ( Costa do Marfim )
Jean-Claude Birumushahu ( Burundi )
Bakary Gassama ( Gâmbia )Evarist Menkouande ( Camarões )
Félicien Kabanda ( Ruanda )
Djamel Haimoudi ( Argélia )Abdelhalk Etchiali ( Argélia )
Redouane Achik ( Marrocos )
CONCACAFJoel Aguilar ( El Salvador )William Torres ( El Salvador )
Juan Zumba ( El Salvador )
Mark Geiger ( Estados Unidos )Mark Hurd ( Estados Unidos )
Joe Fletcher ( Canadá )
Marco Rodríguez ( México )Marvin Torrentera ( México )
Marcos Quintero ( México )
CONMEBOLNéstor Pitana ( Argentina )Hernán Maidana ( Argentina )
Juan Pablo Belatti ( Argentina )
Sandro Ricci ( Brasil )Emerson de Carvalho ( Brasil )
Marcelo Van Gasse ( Brasil )
Enrique Osses ( Chile )Carlos Astroza ( Chile )
Sergio Román ( Chile )
Wilmar Roldán ( Colômbia )Humberto Clavijo ( Colômbia )
Eduardo Díaz ( Colômbia )
Carlos Vera ( Equador )Christian Lescano ( Equador )
Byron Romero ( Equador )
OFCPeter O'Leary ( Nova Zelândia )Jan-Hendrik Hintz ( Nova Zelândia )
Ravinesh Kumar ( Fiji )
UEFAFelix Brych ( Alemanha )Stefan Lupp ( Alemanha )
Mark Borsch ( Alemanha )
Cüneyt Çakır ( Turquia )Bahattin Duran ( Turquia )
Tarık Ongun ( Turquia )
Jonas Eriksson ( Suécia )Mathias Clasenius ( Suécia )
Daniel Wärnmark ( Suécia )
Björn Kuipers ( Holanda )Sander van Roekel ( Holanda )
Erwin Zeinstra ( Holanda )
Milorad Mažić ( Sérvia )Milovan Ristić ( Sérvia )
Dalibor Djurdjević ( Sérvia )
Pedro Proença ( Portugal )Bertino Miranda ( Portugal )
Tiago Trigo ( Portugal )
Nicola Rizzoli ( Itália )Renato Faverani ( Itália )
Andrea Stefani ( Itália )
Carlos Velasco Carballo ( Espanha )Roberto Alonso Fernández ( Espanha )
Juan Carlos Yuste Jiménez ( Espanha )
Howard Webb ( Inglaterra )Mike Mullarkey ( Inglaterra )
Darren Cann ( Inglaterra )
Sedes da Copa


Belo Horizonte é a sexta maior cidade do Brasil, mas quando se conta região metropolitana, é a terceira.. A capital de Minas Gerais, junto com seu estado, tem diversas riquezas culturais e históricas.

A primeira cidade planejada do país é mundialmente famosa pela culinária, que trás pratos desde o pão de queijo, feijão tropeiro, o queijo minas e o tutu de feijão.

A cidade oferece diversos passeios, como o bairro da Savassi, ponto de encontro para quem quer curtir a noite, e a Pampulha. Porém, as maiores riquezas estão fora no interior, nas cidades históricas como Ouro Preto e Mariana.


No futebol, apesar de haver três times na cidade, a rivalidade sempre foi pautada por Atlético Mineiro e Cruzeiro. Historicamente, os dois se revezavam no domínio local. Os últimos anos foram do Cruzeiro, mas o título da Libertadores, em 2013, pelo Atlético, igualou a história, rapidamente desempatada com o titulo brasileiro do Cruzeiro no fim do ano passado.

O Mineirão sempre foi o palco desses duelos. Inaugurado em 1965, o gigante da Pampulha passou por uma reforma de 666 milhões de reais para ficar apto para Copa. Sem ele, Cruzeiro e Atlético viveram sua rivalidade em Sete Lagoas e no novo Independência.

Após a Copa, o Cruzeiro mandará seus jogos lá. Pela rivalidade, o Atlético, que sempre dividiu o palco com o rival, desta vez escolheu ficar no Independência.

Portal da Copa#


Agora faltam apenas 4 episódios. Semana que vem apresentaremos os quatro faltantes para vocês. Obrigado e até a próxima.

0 comentários: